Brasil é o país que mais manda áudio pelo WhatsApp, diz Will Cathcart

Arquivado em:
Publicado Quarta, 08 de Novembro de 2023 às 14:38, por: CdB

Presidente do WhatsApp, Will Cathcart revelou que o Brasil é o país que manda envia mensagens de áudio pelo app em todo o planeta. O executivo ainda chama o Brasil de "país do WhatsApp”.


Por Redação, com Canaltech - de Brasília


Talvez você odeie receber mensagens de áudio, talvez esta seja a sua forma preferida de se comunicar atualmente. Independentemente da sua posição a respeito disso, porém, o Brasil é o país que mais manda áudio pelo WhatsApp em todo o planeta, revelou o presidente do mensageiro Will Cathcart em entrevista à Folha de S.Paulo.




audio.jpg
O Brasil é o país que mais manda áudio pelo WhatsApp em todo o planeta

Na conversa, o executivo ainda chama o Brasil de "país do WhatsApp" e diz que somos os terceiros em número de usuários na plataforma (atrás apenas de Índia e Indonésia). Mas nem só de áudio vive o Zap por aqui: o Cathcart revela ainda que o brasileiro também é o povo que mais manda e recebe mensagens de texto pelo aplicativo da Meta.



País do áudio do Zap


– De longe, o Brasil é o país que mais envia mensagens de áudio no mundo, quatro vezes mais do que qualquer outro", confessa Cathcart, que destaca a importância do país para a Meta. "O Brasil, por causa da intensidade do uso do WhatsApp, é fundamental (para a Meta) – diz o executivo.


Cathcart destaca ainda alguns pontos bastante relevantes da relação entre Brasil e WhatsApp. "A maioria das mensagens já enviadas, o maior número de áudios enviados, o maior número de mensagens que desaparecem, tudo isso é do Brasil", explica.


– No país, temos ótimos exemplos de como as pequenas empresas usam a plataforma. Com os canais lançados recentemente, estamos começando a ver muitos veículos de mídia, ONGs e celebridades chegando até as pessoas e sendo acessíveis pelo WhatsApp – completa o chefão do Zap.


E foi na esteira de um uso cada vez mais extensivo do mensageiro para trocar áudios que o WhatsApp trouxe recentemente recursos muito bem-vindos, como opção de acelerar a velocidade de reprodução ou de sair da conversa e seguir mexendo no celular enquanto escuta um áudio.



Combate às fake news


Ser o aplicativo mais usado para trocar mensagens em um país do tamanho do Brasil também traz alguns contratempos, como ser um meio comum de uso de divulgação de fake news, por exemplo, o WhatsApp foi classificado por um estudo do Instituto Reuters para Estudos do Jornalismo da Universidade de Oxford como o principal meio de divulgação de notícias falsas sobre covid-19.


Diante disso e em véspera de mais um ano eleitora, Cathcart destaca que a sua empresa trabalha nos últimos anos para dificultar a vida de quem usa o Zap para espalhar desinformação.


– Continuamos expandindo essas mudanças (para combater desinformação), tornando mais difícil o encaminhamento de mensagens, criando fricções, para o usuário pensar um pouco sobre o que está encaminhando antes de encaminhar – comenta o executivo.


– Mais recentemente, com mensagens que foram encaminhadas muitas vezes, facilitamos a pesquisa no Google e trabalhamos com eles na qualidade da ferramenta – complementa.



WhatsApp no Brasil


É inegável que o WhatsApp é um gigante quase onipresente no Brasil e as falas de Will Cathcart vem ao encontro de estatísticas que destacam o tamanho e o alcance do aplicativo por aqui.


O site especializado em dados Statista afirma que a presença do Zap nos celulares brasileiros chega a incríveis 99%, ou seja, virtualmente todo smartphone do país tem o aplicativo instalado.


Dados da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box de maio deste ano cravam o mensageiro da Meta como o aplicativo favorito da maioria dos brasileiros: ele está na tela inicial de 59% de donos e donas de smartphone, é o mais aberto ao longo do dia por 53% da população com celular e é o mais usado por dia de 29% das pessoas conectadas (atrás apenas do Instagram, com 36%).


Além disso, 50% dos brasileiros entrevistados pela pesquisa garantem que, se tivessem que escolher um único aplicativo para manter em seus dispositivos móveis, este seria o WhatsApp.


Ou seja, tamanha penetração justifica com sobras a visão da Meta do Brasil como um mercado altamente estratégico e importante para o WhatsApp.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo