Amazon lança inteligência artificial para ajudar a fazer compras no app

Arquivado em:
Publicado Segunda, 05 de Fevereiro de 2024 às 13:12, por: CdB

A gigante varejista lançou o Rufus, uma IA capaz de dar pitacos, fazer comparações e sugerir produtos quando acionada pelo usuário, como se você estivesse recorrendo à ajuda de um vendedor de uma loja física.


Por Redação, com Canaltech - de Brasília


Quem usa o aplicativo da Amazon para encher o carrinho nos EUA vai contar com a ajuda de uma inteligência artificial específica para decidir o que comprar por lá.




amazon.jpg
A Amazon incorporou a IA Rufus ao aplicativo nos EUA e ela ajuda a comparar produtos, esclarecer dúvidas e sugerir itens para aquisição

A gigante varejista lançou o Rufus, uma IA capaz de dar pitacos, fazer comparações e sugerir produtos quando acionada pelo usuário, como se você estivesse recorrendo à ajuda de um vendedor de uma loja física.


Segundo a Amazon (e a título de curiosidade), o nome "Rufus" se trata de uma homenagem ao "trabalhador voluntário mais baixo da empresa". Trata-se de um cãozinho da raça corgi que pertencia a um funconário da companhia e costumava "dar expedinete" junto de seu dono. O Rufus original faleceu em 2009, aos 15 anos.



O que é o Rufus?


Equipado com um LLM (grande modelo de linguagem) próprio, o Rufus tem treinamento baseado nas próprias informações disponíveis no catálogo da Amazon. A máquina ainda consegue se tornar mais inteligente conforme as pessoas interagem com ela e a alimentam com novos dados.


Na prática, será possível fazer perguntas que quase nada se diferem da experiência em uma loja de shopping, por exemplo, "Rufus, me diga quais as diferenças entre tênis para corrida, trilha e estrada".


Dessa forma, o assistente virtual formula uma resposta no estilo ChatGPT e também sugere produtos para você adquirir. Por ora, o Rufus é uma função presente só no aplicativo para celulares e tablets.


Será possível acessar o assistente inteligente por meio de um botão disponível na parte inferior do aplicativo. Quem quiser também vai poder ajustar o volume das respostas, variando entre formulações objetivas ou resultados mais detalhados.



Disponibilidade


O Rufus está disponível somente para um pequeno grupo de usuários nos Estados Unidos e não se sabe ao certo quando a novidade será incorporada ao aplicativo da Amazon. No entanto, é esperado que o lançamento aconteça de forma definitiva nas próximas semanas.


Também não há informações quanto à chegada do chatbot no Brasil e nem detalhes sobre a sua adaptação para o público daqui.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo