Yuan é alternativa russa ao dólar e o movimento supera expectativas

Arquivado em:
Publicado Terça, 29 de Novembro de 2022 às 08:45, por: CdB

No mercado mundial de câmbio, os analistas observavam ainda, nesta manhã, a animada adoção do yuan pela Rússia. Os grandes conglomerados russos podem, agora, precificar contratos para seus clientes em yuan, em vez de dólares ou euros, e eles podem pagá-lo em yuan.

Por Redação - de São Paulo
Principal índice da Bolsa de Valores brasileira (B3), o Ibovespa iniciou as negociações desta terça-feira em alta consistente de meio ponto percentual, a 109.356 pontos, alinhado com os índices internacionais e monitorando fatores internos, como a entrega do texto da PEC da Bolsa Família ao Senado.
yuan.jpg
O yuan chinês ganha o espaço do dólar em um mercado cada vez maior na Ásia
O documento propõe que os recursos para o pagamento do benefício social, que vai substituir com algumas mudanças o atual Auxílio Brasil, fiquem de fora da âncora fiscal do teto de gastos por quatro anos, de 2023 a 2026. O dólar, por sua vez, operava em queda de 0,85%, cotado a R$ 5,31. No mercado mundial de câmbio, os analistas observavam ainda, nesta manhã, a animada adoção do yuan pela Rússia. Os grandes conglomerados russos podem, agora, precificar contratos para seus clientes em yuan, em vez de dólares ou euros, e eles podem pagá-lo em yuan.

Renminbi

Um dos empresários ouvido pela agência inglesa de notícias Reuters, Wang Min assinala que o cenário econômico foi transformado pelo conflito na Ucrânia e as subsequentes sanções ocidentais a Moscou, que excluíram os bancos russos e muitas de suas empresas dos sistemas de pagamento em dólar e euro. Segundo Wang, está em curso uma rápida "yuanização" da economia russa este ano, enquanto o país sancionado busca segurança financeira da potência asiática China. Ele vê uma situação vantajosa para os exportadores chineses, reduzindo seus riscos cambiais e tornando o pagamento mais conveniente para os compradores russos. Enquanto o yuan, ou renminbi, vem fazendo incursões graduais na Rússia há anos, o rastejamento se transformou em uma corrida rápida nos últimos nove meses, à medida que a moeda invadiu os mercados e os fluxos comerciais do país, de acordo com uma análise da Reuters de dados e entrevistas com 10 fontes de decisão em negócios e finanças.

Sanções

A mudança financeira da Rússia para o leste pode impulsionar o comércio transfronteiriço, apresentar um crescente contrapeso econômico ao dólar e limitar os esforços ocidentais para pressionar Moscou por meios econômicos. O total de transações no par yuan-rublo na Bolsa de Moscou disparou para uma média de quase 9 bilhões de yuans (US$ 1,25 bilhão) por dia no mês passado, mostraram dados da bolsa analisados ​​pela agência inglesa. Anteriormente, eles raramente excediam 1 bilhão de yuans em uma semana inteira. — O que aconteceu foi que de repente se tornou muito arriscado e caro manter as moedas tradicionais: dólar, euro, libras esterlinas — resumiu Andrei Akopian, diretor-gerente da empresa de investimentos Caderus Capital, com sede em Moscou, citando o perigo potencial de um banco que mantém depósitos em moeda estrangeira ser sancionado.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo