Vaticano tem 128 notificações sobre lavagem de dinheiro, diz relatório

Arquivado em:
Publicado Quarta, 10 de Maio de 2023 às 15:11, por: CdB

Ao todo, até o momento, 19 denúncias foram enviadas para o Escritório do Promotor de Justiça do Estado. Além disso, foram aplicadas cinco suspensões por um total de 829 mil euros, também em alta na comparação com o ano anterior.


Por Redação, com ANSA - da Cidade do Vaticano


O relatório anual da Autoridade de Supervisão e Informação Financeira (Asif) do Vaticano apontou 128 sinalizações de atividades suspeitas de lavagem de dinheiro em 2022, 24 a mais do que em todo o ano de 2021.




vaticano.jpg
Quase totalidade é proveniente do 'Banco do Vaticano'

Segundo o documento divulgado nesta quarta-feira, quase a totalidade das notificações, 124, vieram do Instituto de Obras da Religião (IOR), conhecido também como Banco do Vaticano. Outras duas foram enviadas por "autoridades vaticanas", uma veio de um órgão sem objetivo de lucro e a última de "outros sujeitos".



Denúncias


Ao todo, até o momento, 19 denúncias foram enviadas para o Escritório do Promotor de Justiça do Estado. Além disso, foram aplicadas cinco suspensões por um total de 829 mil euros, também em alta na comparação com o ano anterior, quando foram quatro punições e recolhidos 379,7 mil euros.


O relatório da Asif ainda aponta uma "melhor qualidade" das notificações enviadas e que isso se deve "à estabilização e à normalização do sistema de sinalização e na intensificação das medidas preventivas tomadas pelo IOR".


A Asif foi criada em 2010 pelo então papa Bento XVI para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo, além de ser usada para a inteligência financeira da Santa Sé.



Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo