Vacinação contra a pólio em Quissamã

Arquivado em:
Publicado Quarta, 16 de Setembro de 2009 às 06:15, por: CdB

A segunda etapa da vacinação contra a poliomielite para crianças de zero a cinco anos de idade, em Quissamã, no Norte Fluminense, acontece no próximo sábado. A imunização vai ocorrer em todas as unidades de saúde da família, das 8h às 17h. Na ocasião, a equipe de saúde também vai realizar a campanha multivacinal.

– É importante que os pais levem cartão de vacina para fazermos o controle. Quem estiver com alguma vacina atrasada terá a oportunidade de colocá-la em dia – afirmou a coordenadora do Programa de Imunização, Hayda Alves.

A coordenadora pede que os pais levem as crianças nas unidades de saúde mais próxima de sua residência para que haja a identificação daqueles que ainda não receberam a dose. Nas áreas mais distantes do Centro, onde o acesso é mais difícil, uma unidade volante vai realizar a vacinação.

De acordo com Hayda, cerca de 1.590 crianças quissamaenses estão em idade vacinal. Em junho, durante a aplicação da primeira dose, foram vacinados 98% do público-alvo. Para a segunda dose, o objetivo é atingir o mesmo percentual. A meta é superior aos 95% preconizados pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde vai aproveitar o maior fluxo de pessoas neste dia para realizar a campanha de prevenção à tuberculose. Pais e mães que levarem seus filhos vão responder a um questionário e receber material informativo sobre a doença. Os casos suspeitos receberão encaminhamento para o exame de detecção (chamado exame do escarro).

– O objetivo é detectar os casos precocemente para facilitar o tratamento. Assim, evitam-se as complicações que levam à internação. Trata-se de uma investigação de rotina – explicou Ruth Méia Nunes, coordenadora municipal do Controle da Tuberculose.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo