Uefa aprova nova competição de clubes europeus a partir de 2021

Arquivado em:
Publicado Segunda, 03 de Dezembro de 2018 às 11:07, por: CdB

A Uefa disse que, com a nova configuração, ao menos 34 países terão garantia de representação nas fases de grupos das competições de clube da Uefa,  mais do que o total atual de 26.

Por Redação, com Reuters - de Dublin

A Uefa, entidade organizadora do futebol europeu, aprovou no domingo a criação de uma terceira competição de clubes do continente, um torneio que se espelhará no formato das atuais Liga dos Campeões e Liga Europa a partir de 2021.
futebol.jpg
Presidente da Uefa, Aleksander Ceferin
Em uma reunião em Dublin, o Comitê Executivo da Uefa finalizou os planos de adoção do evento, que tem o título provisório “UEL2” e terá 32 times na fase de grupos, no ciclo de competições 2021-2024. Já a fase de grupos da Liga Europa será reduzida de 48 para 32 clubes. A Uefa disse que a Liga dos Campeões não será alterada, o que significa que as quatro ligas da elite —atualmente Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália— terão quatro vagas garantidas cada na fase de grupos da principalmente competição de clubes da Uefa. – Não haverá mudanças no formato e na lista de acesso da Liga dos Campeões da Uefa – informou a entidade. A organização que representa os campeonatos nacionais da Europa pediu à Uefa para reduzir o número de vagas garantidas a times das principais ligas, revertendo alterações feitas para o ciclo atual. A Uefa disse que, com a nova configuração, ao menos 34 países terão garantia de representação nas fases de grupos das competições de clube da Uefa,  mais do que o total atual de 26. – A nova competição de clubes da Uefa torna as competições de clubes da Uefa mais imprevisíveis do que nunca – disse seu presidente, Aleksander Ceferin. – Haverá mais partidas para mais clubes, com mais associações representadas em suas fases de grupos. Esta competição nasceu de um diálogo em andamento com clubes de toda a Associação de Clubes Europeus.

Euro 2020

A Holanda e a Alemanha foram sorteadas no mesmo grupo das eliminatórias da Euro 2020 em evento no domingo em Dublin, uma das 12 cidades-sede da competição que será realizada pela primeira vez em todo o continente. A Alemanha, time que todos os demais queriam evitar depois que o mau desempenho na nova Liga das Nações da Uefa colocou-a no segundo pote do sorteio, também enfrentará Irlanda do Norte, Estônia e Belarus no Grupo C. As eliminatórias começam em março de 2019. A Holanda, campeã europeia em 1988, não conseguiu classificação para os dois últimos grandes torneios entre seleções (Euro 2016 e Copa 2018), mas tem rejuvenescido sob comado do novo treinador Ronald Koeman, tendo vencido a própria Alemanha no último mês e garantido vaga nas fases finais da Liga das Nações. – Eu não fiquei feliz porque eles são fortes, eles são mesmo o time mais forte do segundo pote. Mas a Alemanha também não ficou feliz de encarar a Holanda, eu acredito – disse Koeman, ex-treinador de Ajax e Everton, aos jornalistas. – Eu acredito que o resto do sorteio é aceitável, mas com os alemães será um bom duelo. Nós sabemos que será difícil batê-los. O desenvolvimento do time é realmente positivo e estamos ansiosos (pela competição). O atual campeão Portugal encara Ucrânia e Sérvia em um traiçoeiro Grupo B com apenas cinco seleções, que também inclui Lituânia e Luxemburgo, enquanto a atual campeã mundial França foi sorteada com Islândia e Turquia no Grupo H. A tricampeã europeia Espanha caiu no Grupo F com Suécia, Noruega e Romênia. A Inglaterra, outra seleção que vai bem na Liga das Nações, pega a Bulgária e República Tcheca no Grupo A.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo