TSMC monta força-tarefa para produzir chips de 2nm

Arquivado em:
Publicado Terça, 22 de Agosto de 2023 às 11:51, por: CdB

TSMC transferiu 700 funcionários para ajudar no desenvolvimento do nosso processo de fabricação. Motivo deve estar ligado à concorrência da Intel e Samsung. O planejamento da companhia envolve desenvolver o projeto-piloto dos chips.


Por Redação, com Canaltech - de Brasília


A TSMC criou uma força-tarefa para ajudar no desenvolvimento dos novos chips com litografia de 2 nanômetros (nm). Também conhecido como N2, o processo de fabricação ainda está a alguns anos de chegar em aparelhos para o público, mas a pressão da concorrência pode ter feito a companhia de Taiwan se apressar.




tsmc-1.jpg
Mesmo que esteja apressando sua produção, a TSMC tem uma forte relação para produção de chips com Apple

A informação foi inicialmente divulgada por alguns veículos chineses, como a CNA e o TorrentBusiness, mas a própria Taiwan Semiconductor Manufacturing Company confirmou essa movimentação, sem entrar em detalhes. Ao que parece, mais de 700 funcionários foram movidos para auxiliar o desenvolvimento do novo nó de 2 nm.


O planejamento da companhia envolve desenvolver o projeto-piloto dos chips de forma simultânea nas fábricas de Baochan e Kaohsiung, na cidade de Hsinchu. A ideia é que essa produção do piloto comece já em 2024 e que a produção em massa dos chips inicie em 2025, mirando o lançamento para 2026.


Esse não é o procedimento padrão da TSMC. A companhia raramente trabalha dessa forma e prefere desenvolver os projetos de forma mais "lenta" e segmentada. Para se ter uma ideia da estratégia inusitada da fabricante de semicondutores, 300 funcionários da fábrica 15A e 400 funcionários da fábrica 15B foram transferidos para ajudar em projetos da classe de 2 nm.


Vale salientar que as fábricas de Baochan e Kaohsiung estão próximas do centro de pesquisas principal da TSMC em Hsinchu, logo essa proximidade deve facilitar a comunicação entre os trabalhadores que atuam na fabricação dos chips e os engenheiros responsáveis pela elaboração do projeto.



TSMC pressionada por outras empresas


Toda essa estratégia massiva da TSMC parece ter uma explicação lógica: a concorrência da Samsung e da Intel. Enquanto a empresa de Taiwan só deve lançar os chips da classe de 2 nanômetros a partir de 2026, a Intel está "cozinhando" a litografia 20A (mesmos 2nm, mas nomes diferentes) para 2024. Dessa forma, o time azul traria a tecnologia para seus consumidores dois anos antes da concorrente.


Por outro lado, a gigante sul-coreana está colada na rival. A programação da Samsung envolve lançar chips de 2 nanômetros entre 2025 e 2026 para dispositivos mobile e avançar esse nó para computação avançada em 2027.


Basicamente, esse é um planejamento bem similar ao da TSMC, que já explicou os planos dessa litografia com os nós N2, N2P e N2X para o fim da década. Com esse avanço, graças à criação da força-tarefa, é esperado que mais informações sobre esse processo de fabricação surjam em breve.






Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo