Rio de Janeiro, 19 de Setembro de 2024

Telas inéditas de Basquiat são atração na Suíça

Arquivado em:
Quarta, 21 de Junho de 2023 às 17:42, por: Rui Martins

As pinturas do artista novaiorquino Jean-Michel Basquiat continuam sendo atrações nos grandes museus. Em Paris, Basquiat está no Museu Vuiton, onde são mostradas suas colaborações com Andy Warhol, enquanto na Suíça, na cidade de Basiléia, o importante museu da Fundação Beyeler exibe oito enormes telas ainda inéditas, que estavam na cidade italiana de Modena, destinadas a uma exposição que nunca se realizou.


Por Fundação Beyeler  com Rui Martins

csm_Basquiat_Boy_and_Dog_in_a_Johnnypump_1982_300x174mm_b06f9b644d1-300x172.jpg
Tela inédita de Basquiat na Fundação Beyeler (Foto DR)


Treze anos depois da grande retrospectiva que dedicou a Jean-Michel Basquiat, a Fondation Beyeler volta a acolher a obra do artista nova-iorquino. Apresentará as "Pinturas de Modena", oito telas de grande formato que Basquiat pintou em 1982 na cidade italiana de Modena para um projeto expositivo que acabou por nunca ver a luz do dia.

Mais de 40 anos depois, a Fondation Beyeler reúne pela primeira vez essas obras-primas, agora reunidas em coleções 13 anos após a grande retrospectiva que dedicou a Jean-Michel Basquiat, a Fondation Beyeler acolhe mais uma vez a obra do artista nova-iorquino. Apresentará as "Pinturas de Modena", oito telas de grande formato que Basquiat pintou em 1982 na cidade italiana de Modena para um projeto expositivo que acabou por nunca ver a luz do dia.

Mais de 40 anos depois, a Fondation Beyeler reúne pela primeira vez essas obras-primas, agora mantidas em coleções particulares nos Estados Unidos, Ásia e Suíça, entre elas várias das mais famosas e das mais caras de Basquiat, obras particulares nos Estados Unidos , Ásia e Suíça, entre eles muitas das obras mais famosas e caras de Basquiat.

BASQUIAT EM MODENA

No verão de 1982, o artista novaiorquino Jean-Michel Basquiat (1960–1988) viajou para Modena, Itália. O dono da galeria Emilio Mazzoli convidou o jovem artista, então com somente 21 anos, criando novos trabalhos no local
para uma exposição pessoal. no espaço de poucos dias, Basquiat pintou oito telas de grande formato, alguns deles aparecendo hoje entre seus obras mais famosas e caras. Mas apesar desta impressionante produtividade, o projeto expositivo  finalmente não se realizou e as pinturas nunca foram mostradas juntas. Mais de 40 anos depois, enfim,
todas as “Pinturas de Modena” foram reunidas e estão apresentados hoje juntas pela primeira vez.

O ARTISTA

Jean-Michel Basquiat (1960-1988) é um dos grandes artistas do final do século,  filho de haitianos, morou e trabalhou em Nova York. Inicialmente na  década de 1980, quando a pintura figurativa experimentou um renascimento, ele conseguiu, como artista negro, entrar num meio artístico dominado por protagonistas
brancos.

As obras de Basquiat, poderosas e suntuosamente coloridas, então aparecem como uma novidade. eles misturam
personagens de desenhos animados, silhuetas de esqueletos e objetos do cotidiano a elementos textuais e simbólicos. Basquiat reúne motivos da cultura pop e história cultural bem como temas políticos e econômicos que levou a comentários críticos da sociedade de consumo e a injustiça social, em particular o racismo. Até sua morte prematura com a idade de apenas 27 anos, em menos de uma década, Basquiat criou uma obra imponente de mais de 1.000 pinturas e objetos assim como 3.000 obras em papel.

Exposition Basquiat. The Modena Paintings - até 23 de agosto de 2023 - Fundação Beyeler, Basiléia, Suíça

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo