Suposto golpe da Uber tem cobranças altas e corridas longas

Arquivado em:
Publicado Quinta, 29 de Junho de 2023 às 12:30, por: CdB

A recomendação é para que os usuários fiquem atentos a qualquer comportamento suspeito enquanto estiverem esperando os carros, realizando o cancelamento assim que perceberem qualquer problema.


Por Redação, com Canaltech - de Brasília


Um suposto novo golpe que está sendo aplicado em usuários da Uber no Brasil envolve a realização de corridas longas, diferentes das solicitadas pelos passageiros, com cobrança de valores altos.




uber.jpg
Alertas viralizaram nas redes sociais sobre golpe na Uber, com a realização de corridas longas sem o passageiro estar presente

A recomendação é para que os usuários fiquem atentos a qualquer comportamento suspeito enquanto estiverem esperando os carros, realizando o cancelamento assim que perceberem qualquer problema.


Os casos que vêm sendo compartilhados, principalmente em redes sociais como Tiktok e Instagram, remetem aos primórdios do transporte por aplicativos no Brasil. Nos primeiros anos da Uber por aqui, se acumulavam relatos de corridas que eram iniciadas sem o passageiro presente, bem como alterações de trajeto que geravam modificações no preço, aos moldes do taxímetro usado nos veículos de praça tradicionais.


Um dos principais alertas sobre o assunto, que vem sendo compartilhado ou replicado nos perfis de outros criadores de conteúdo, é do delegado Francisco Del Poente, de Mogi das Cruzes (SP). Em vídeo publicado no Instagram, ele fala sobre fraudes a aplicativos, enquanto os usuários não localizam o motorista no endereço de origem, mas observam a corrida sendo iniciada mesmo assim, com um grande percurso que pode ser diferente do solicitado.


Enquanto o assunto também apareceu na imprensa local, com o Portal Gazeta Regional falando em "dezenas de vítimas" na cidade de Mogi das Cruzes, a reportagem não conseguiu localizar relatos diretos de casos relacionados ao suposto golpe, além dos comentários nas próprias redes sociais. A reportagem procurou as autoridades da cidade, em busca de mais informações, mas não obteve resposta até a publicação.



Como são calculados os valores de corridas na Uber?


Como quem utiliza o aplicativo de transportes já deve saber, os valores de corridas da Uber são calculados assim que o pedido de um carro é feito, ainda enquanto o usuário espera a localização de um motorista. É uma alternativa que vem sendo usada pela empresa há alguns anos e que vale tanto para pagamentos no cartão de crédito e Pix, também cobrados antecipadamente, quanto no dinheiro, com o valor sendo dado de antemão e pago ao final da corrida.


Valores por quilômetro e tempo de trajeto são adicionados a uma fórmula que também envolve o preço base para viagens em cada cidade, assim como multiplicadores que levam em conta a demanda por carros em uma determinada região, a chamada tarifa "dinâmica". Impostos municipais, pedágios e outros tributos também podem aparecer no cálculo de preços, enquanto diferentes categorias de veículos têm preços variados.


Em seus materiais oficiais, a Uber fala no valor exibido ao começar uma viagem como "estimado", indicando que fatores como trânsito, mudanças de trajeto ou aumento de tempo também podem influenciar no preço. Ao final da corrida, o usuário sempre receberá, por e-mail, um resumo dos valores, que também pode ser visualizado no próprio app do serviço, enquanto cobranças atualizadas podem ser realizadas no lugar das anteriores.


A mudança de trajetos, também, pode ser realizada pelo motorista, mas a recomendação é para que os usuários façam isso a partir do próprio aplicativo. O trajeto é atualizado em tempo real para o condutor, enquanto o novo preço é cobrado diretamente, sem a necessidade de acerto de valores adicionais ou transferências via Pix. Ambos são sempre informados sobre tais mudanças, de forma a não serem surpreendidos por custos adicionais na tarifa.



O que diz a Uber?


Em contato com o portal Canaltech, a Uber disse que não foi possível verificar os casos relatados pela falta de informações suficientes para checagem de ocorrências. A empresa também afirmou que os esquemas de fraude estão em constante evolução, com a análise de mais de 600 tipos de sinais de fraude auxiliando a localizar golpes e fortalecer a segurança da plataforma e de seus usuários. Confira a íntegra:


"Não foi possível verificar os casos relatados pelo Canaltech porque, até o momento, o veículo não forneceu à empresa informações suficientes para checar se as ocorrências mencionadas se deram em viagem com o aplicativo da Uber.


De toda forma, sabemos que popularmente usa-se o nome "Uber" como sinônimo para toda a categoria de aplicativos de mobilidade, bem como sinônimo da atividade de quem utiliza os apps para gerar renda. Por isso é fundamental verificar os dados para saber se o caso tem ou não relação com o aplicativo, e para que a empresa possa verificar o que ocorreu.


Caso o usuário ou o motorista tenham qualquer necessidade de suporte, eles podem obter por meio da seção Ajuda, no aplicativo, ou por meio do site uber.com/ajuda.


Os esquemas de fraude estão em constante evolução e é por isso que a Uber está comprometida em atualizar e fortalecer os seus processos internos para proteger a plataforma e os seus usuários. Nossas equipes de detecção de fraudes usam análises manuais e sistemas automatizados de aprendizado que analisam mais de 600 tipos de sinais diferentes à procura de comportamentos fraudulentos. Estamos permanentemente implementando novos processos e tecnologias para evitar fraudes e aprimoramos o treinamento dos nossos agentes, enquanto seguimos trabalhando para ficar à frente dos golpes mais recentes.


Caso a pessoa acredite ter sido vítima de crime cometido pela outra parte, a empresa encoraja que sejam acionadas as autoridades competentes. A Uber possui uma equipe formada por ex-policiais e um time de resposta a autoridades prontos a colaborar com as investigações, na forma da lei."



Como se proteger de golpes na Uber?


O uso correto do sistema de confirmação do aplicativo de transportes, por si, já coíbe o suposto golpe citado nas redes sociais. As combinações devem ser passadas pelo passageiro somente ao embarcar, com a corrida somente podendo ser iniciada depois disso; jamais passe o código ao motorista pelas mensagens de texto do app.


Enquanto congestionamentos e mudanças de trajeto inesperadas podem acontecer, os preços dificilmente serão muito superiores às estimativas passadas pela Uber no início da viagem. Ficar de olho em faturas de cartão de crédito e às informações disponíveis no próprio aplicativo, que traz mapas, valores e outras informações, ajuda a identificar fraudes que devem ser relatadas à empresa de forma imediata.


Por fim, vale a pena usar outros recursos de segurança disponíveis no app da Uber, como o compartilhamento de trajetos com contatos de confiança. Ainda falando à reportagem, o aplicativo indicou que qualquer necessidade de suporte pode ser suprida pela seção Ajuda disponível no aplicativo e em seu site oficial. Ainda, caso acredite ter sido vítima de crime, a empresa recomenda o acionamento de autoridades competentes, que podem cooperar com a empresa nas investigações.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo