Submarino norte-americano bate em retirada após invadir águas russas

Arquivado em:
Publicado Sábado, 12 de Fevereiro de 2022 às 14:28, por: CdB

"Às 10h40 (horário de Moscou, ou 02h40, no horário de Brasília), foi detectado um submarino de classe Virginia da Marinha dos EUA na área das manobras programadas da Frota do Pacífico, nas águas territoriais da Federação da Rússia, perto da ilha de Urup, nas ilhas Curilas", indicou o ministério.

Por Redação, com Sputniknews - de Moscou
Um submarino norte-americano ignorou, neste sábado, o aviso para deixar as águas territoriais da Rússia, anunciou o Ministério da Defesa russo. Nas primeiras horas desta manhã, o submarino nuclear dos EUA da classe Virginia foi localizado perto da ilha Urup, nas ilhas Curilas, disse o Ministério da Defesa da Rússia. "Às 10h40 (horário de Moscou, ou 02h40, no horário de Brasília), foi detectado um submarino de classe Virginia da Marinha dos EUA na área das manobras programadas da Frota do Pacífico, nas águas territoriais da Federação da Rússia, perto da ilha de Urup, nas ilhas Curilas", indicou o ministério. As autoridades de Defesa relataram, ainda, que foi transmitida à tripulação norte-americana uma mensagem, em inglês e russo: "Vocês estão em águas territoriais da Rússia. Emerjam imediatamente!". No entanto, a exigência russa foi ignorada.

Saída às pressas

"Em conformidade com os documentos orientadores sobre a defesa das fronteiras marítimas da Federação da Rússia, a tripulação da fragata Marshal Shaposhnikov da Frota do Pacífico (FP)
sub-virginia.jpg
O submarino Classe Virgínia, dos EUA, tem capacidade nuclear e autonomia estendida para circunavegar a Terra
aplicou os meios apropriados", indica a informação do Ministério da Defesa russo, acrescentando que o submarino dos EUA usou um simulador autopropulsado para duplicar o alvo nos radares, antes de abandonar as águas territoriais russas “em alta velocidade”. Como referiu o comunicado, a Frota do Pacífico da Rússia está conduzindo manobras navais, e segue controlando o ambiente marítimo para impedir a violação das fronteiras territoriais do país. Resposta diplomática da Rússia Em resposta ao evento, o Ministério da Defesa da Rússia revelou ter convocado o adido militar dos EUA.

Segurança

"Tendo em conta a violação, por um submarino da Marinha dos EUA, da fronteira da Federação da Rússia, o adido militar da embaixada dos EUA em Moscou foi convocado ao Ministério da Defesa da Rússia", informou a autarquia, adicionando que entregou uma nota ao adido militar. A nota qualifica de violação grosseira do direito internacional as ações do submarino norte-americano. "As ações provocativas do navio da Marinha dos EUA criaram uma ameaça à segurança nacional da Federação da Rússia. O Ministério da Defesa da Rússia insiste na necessidade de os EUA tomarem medidas para evitar tais situações no futuro", escreveu o ministério russo, e acrescentou não excluir a tomada de quaisquer medidas que garantam a segurança do país.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo