Rio de Janeiro, 19 de Setembro de 2024

SP tem o ar mais poluído entre as maiores cidades do mundo

Arquivado em:
Terça, 10 de Setembro de 2024 às 15:02, por: CdB

Levantamento da empresa suíça IQAir aponta qualidade do ar ‘insalubre’ na capital paulista na manhã desta terça-feira.

Por Redação, com CartaCapital – de São Paulo

São Paulo tem a pior qualidade do ar entre as grandes metrópoles do mundo pelo segundo dia seguido, de acordo com um levantamento da companhia suíça IQAir. Quanto mais perto de zero, melhor o índice. São Paulo tinha, às 9h30 desta terça-feira, um índice de 161 – acima de 150, a qualidade do ar já é considerada “insalubre”.

sp.jpg
Capital paulista tem o ar de pior qualidade do mundo por dois dias seguidos, segundo site especializado

Para comparação, Santiago, no Chile (uma das cidades mais poluídas da América Latina), tinha índice 69 no mesmo horário (qualidade “moderada”). Já Nova York, nos Estados Unidos, tinha índice 31 (qualidade “boa”).

Em seu site, a empresa destaca que o ranking compara dados de cerca de 120 grandes cidades pelo mundo. Os dados são compilados em estações de monitoramento da qualidade do ar operadas pelo poder público, instituições de pesquisa, organizações não governamentais, empresas e cientistas.

Impactos de incêndios

O número apresentado é uma média de todas as estações localizadas em cada cidade naquele momento. Os dados são atualizados a cada hora, com o objetivo de medir os impactos de incêndios, atividades industriais e outros fatores que influenciam diretamente a qualidade do ar.

O site oficial da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) mostrava que várias partes da região metropolitana de São Paulo estavam com qualidade do ar considerada “muito ruim”, segundo os critérios da companhia. Eram os casos da Marginal Tietê (altura da Ponte dos Remédios) e do Parque Dom Pedro II, na capital; e dos municípios de Guarulhos e Osasco.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo