Secretários do país discutem financiamento da Educação

Arquivado em:
Publicado Quinta, 24 de Novembro de 2005 às 09:52, por: CdB

Secretários estaduais de Educação de todo o país participaram em Gramado, na Serra Gaúcha, da última reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) em 2005. O encontro, que começou, nesta quinta-feira, e termina nesta sexta, teve como tema principal o financiamento da educação.

Na pauta de discussões esteve a criação do Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC 415/2005) que cria o fundo tramita na Câmara Federal.

Participaram das discussões os deputados Severiano Alves (PDT/BA), Iara Bernardi (PT/SP) e Maurício Quintela (PDT/AL) e os senadores Gerson Camata (PMDB/ES) e José Jorge (PFL/PE).

A abertura da reunião ocorreu às 13h, com a presença do secretário estadual da Educação, José Fortunati, e do presidente do Consed, Gabriel Chalita.

Seguindo a linha de financiamento da Educação, o Consed e o Ministério da Educação farão um balanço do andamento de alguns programas, como a Educação Indígena e do Campo, o Ensino Fundamental de nove anos, a Educação de Jovens e Adultos, o Programa de Desenvolvimento do Ensino Médio (Prodeb), o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST), a Educação Profissional e o Sistema Nacional de Avaliação.

Durante a reunião, a presidente do Instituto Faça-Parte, Milú Villela, levantará propostas dos secretários para o movimento nacional "Compromisso Todos pela Educação".

Houve ainda uma sessão especial para a realização de balanço sobre todas as comissões, parcerias e projetos especiais do Consed em 2005.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo