Rio de Janeiro, 19 de Setembro de 2024

São Paulo registrou menor temperatura para novembro, diz Inmet

Arquivado em:
Quinta, 03 de Novembro de 2022 às 10:53, por: CdB

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura, a sensação térmica na quarta chegou aos 5ºC em alguns pontos da cidade. Para esta quinta-feira, o CGE prevê que as temperaturas não passem dos 16°C. 

Por Redação, com ABr - de São Paulo

A cidade de São Paulo teve na quarta-feira a menor temperatura máxima para novembro da série histórica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), iniciada em 2000, com 15,4 graus Celsius (ºC). A menor máxima anterior para o mês na capital paulista havia sido registrada em 2003, com 16,2°C.

temperatura.jpeg
Sensação térmica chegou aos 5ºC em alguns pontos da cidade

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da prefeitura, a sensação térmica na quarta-feira chegou aos 5ºC em alguns pontos da cidade.

Para esta quinta-feira, o CGE prevê que as temperaturas não passem dos 16°C. Na madrugada, os termômetros chegaram a marcar 9,9°C na região de Parelheiros, no extremo sul da capital paulista.

O tempo deve continuar fechado com chuviscos ao longo do dia.

Novembro começa com frio atípico em grande parte do Brasil

O mês de novembro começou com frio intenso e atípico para esta época do ano em quatro regiões do Brasil, especialmente no Sul. A queda brusca de temperaturas ocorre devido à passagem de uma frente fria seguida de uma forte massa de ar de origem polar. Na manhã de terça-feira, teve queda de temperatura superior a 10°C na Serra Catarinense. A tabela 1 mostra os registros de temperaturas mínimas entre 31/10 e 1/11 nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, é possível ver o avanço da massa de ar frio pelo Brasil na figura 1. As áreas em azul/roxo mostram as menores temperaturas registradas na terça-feira até às 8h. Na manhã de terça, ainda houve registro de neve na região do Morro da Igreja, em Santa Catarina, e há possibilidade de neve entre o Planalto Sul Catarinense e a região dos Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul, no decorrer do dia. Até o momento, não há registro de neve nas estações meteorológicas do Inmet para o mês de novembro. A massa de ar frio continuará se deslocando para o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do País. Áreas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Acre, Rondônia e Amazonas também vão registrar baixas temperaturas. A figura 2 mostra a previsão de temperatura mínima para o início da manhã de quarta-feira, quando a massa de ar frio atingirá os Estados de Rondônia, Acre e Amazonas, no Norte do Brasil. A intensa e atípica massa de ar frio deve atuar no Brasil até o fim desta semana, com possibilidade de temperaturas negativas e geadas até esta quinta-feira, principalmente, nas áreas mais altas da Região Sul. O Inmet já divulgou aviso de onda frio para as áreas do centros sul do País com validade entre esta terça e esta sexta-feira.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo