Rússia prossegue com eleições presidenciais em meio a ataques da Ucrânia

Arquivado em:
Publicado Sábado, 16 de Março de 2024 às 13:55, por: CdB

De acordo com o governo, os dados oficiais das eleições presidenciais relatam percentagens muito altas de votantes nas partes das quatro regiões ucranianas ocupadas pelos russos ao final do primeiro dos três dias de votação.


Por Redação, com ANSA - de Moscou


Em meio ao rescaldo dos ataques da Ucrânia à região fronteiriça de Belgorod, a Rússia segue com as urnas abertas para as eleições que deverão confirmar a reeleição do atual presidente, Vladimir Putin.




russiaeleicao.jpeg
Moscou acusa Kiev e Ocidente de tentar interferir no pleito

Kiev lançou fortes ataques contra a região no último dia, deixando dois mortos, um homem e uma mulher, segundo o governo local.


As autoridades decidiram fechar os centros comerciais no fim de semana e as escolas até a próxima terça-feira.


O Ministério da Defesa russo disse que as forças repeliram novas tentativas de "infiltração de grupos de sabotagem ucranianos" na região.


Ainda de acordo com o governo, os dados oficiais das eleições presidenciais relatam percentagens muito altas de votantes nas partes das quatro regiões ucranianas ocupadas pelos russos ao final do primeiro dos três dias de votação.



Donetsk


Segundo à agência Ria Novosti, na região de Donetsk, mais de 69% dos eleitores votaram, na de Lugansk, 36%, na de Zaporizhia, 55%, e na de Kherson, quase 69%.


Com Putin, disputam apenas três parlamentares que não são grandes opositores do Kremlin, garantindo que o atual líder renove o poder para um quinto mandato.


A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, declarou em entrevista à Tass que os países ocidentais tentaram de todas as formas boicotar as eleições presidenciais na Rússia, inclusive com o uso de agentes de influência ou simplesmente mercenários" entre as fileiras da oposição, mas não conseguiram.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo