Rússia expulsa diplomatas de Países Bálticos e Eslováquia

Arquivado em:
Publicado Quarta, 28 de Abril de 2021 às 10:09, por: CdB

 

A Rússia anunciou nesta quarta-feira a expulsão de três diplomatas da Eslováquia, dois da Lituânia, um da Letônia e um da Estônia em retaliação a medidas análogas tomadas por esses quatro países na semana passada.

Por Redação, com ANSA - de Moscou A Rússia anunciou nesta quarta-feira a expulsão de três diplomatas da Eslováquia, dois da Lituânia, um da Letônia e um da Estônia em retaliação a medidas análogas tomadas por esses quatro países na semana passada.
russiadiplomatas.jpg
Fronteira entre a Lituânia e o enclave russo de Kaliningrado
Os sete diplomatas foram declarados como "personae non gratae" (plural do termo em latim "persona non grata") e têm uma semana para deixar o território russo.

Diplomatas da Rússia

Na semana passada, os Países Bálticos e a Eslováquia haviam anunciado a expulsão de diplomatas da Rússia em solidariedade à República Tcheca, que acusa os serviços secretos de Moscou de terem organizado uma explosão que matou duas pessoas em um depósito de munições em 2014. Em função disso, Praga já expulsou 18 diplomatas da Rússia, que impôs a mesma medida para 20 representantes tchecos. Segundo o Ministério das Relações Exteriores russo, os Países Bálticos promovem uma "política abertamente hostil" contra Moscou, enquanto a Eslováquia "mostra falsa solidariedade à República Tcheca em sua campanha provocatória contra a Rússia". Hoje integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e da União Europeia, Estônia, Letônia, Lituânia e Eslováquia faziam parte do bloco comunista na Europa durante a Guerra Fria, sendo que os Países Bálticos têm fronteiras com o território russo.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo