Rio de Janeiro, 20 de Setembro de 2024

Rússia diz ter conquistado áreas residenciais de Severodonetsk

Arquivado em:
Terça, 07 de Junho de 2022 às 08:02, por: CdB

De acordo com Shoigu, 97% do território da província de Lugansk já está sob controle russo. Por sua vez, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a intensidade dos combates transformou Severodonetsk em uma "cidade morta".

Por Redação, com ANSA - de Moscou/Kiev

A Rússia afirmou nesta terça-feira que as áreas residenciais de Severodonetsk, na província ucraniana de Lugansk, já foram totalmente conquistadas.
Screen-Shot-2022-06-07-at-10.55.54.png
Homem diante de prédio residencial atacado pela Rússia em Severodonetsk
Segundo o ministro russo da Defesa, Sergey Shoigu, as tropas de Moscou continuam os "esforços para retomar a zona industrial e as localidades nas proximidades". – As áreas residenciais de Severodonetsk foram completamente libertadas – declarou o ministro, acrescentando que uma ofensiva está em curso no município vizinho de Popasna. De acordo com Shoigu, 97% do território da província de Lugansk já está sob controle russo. Por sua vez, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a intensidade dos combates transformou Severodonetsk em uma "cidade morta". Assim como a província vizinha de Donetsk, Lugansk integra o Donbass, região geográfica de maioria étnica russa e cuja soberania é defendida por Moscou, e é palco de conflitos separatistas desde 2014.

Portos de Mariupol e de Berdyansk

O ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, disse nesta terça-feira que os portos ucranianos de Berdyansk e Mariupol, capturados pelas forças russas, tiveram as minas explosivas que lá estavam retiradas e estão prontos para retomar os embarques de grãos. Shoigu também disse em comentários televisionados que 6.489 militares ucranianos se renderam às forças russas desde o início do que a Rússia chama de sua "operação militar especial", incluindo 126 nos últimos cinco dias.  
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo