Rio tem 140 mil motoristas com CNH digital 

Arquivado em:
Publicado Sexta, 05 de Abril de 2019 às 09:23, por: CdB

O número é o dobro do que havia em janeiro. Esse avanço ocorreu devido à adoção da validação remota, tecnologia que permite ao condutor gerar a CNH Digital sem precisar comparecer a um posto de atendimento do Detran.RJ ou utilizar certificação digital.

Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro

A Carteira Nacional de Habilitação Digital está completando um ano e já conta com mais de 140 mil documentos expedidos no Estado do Rio de Janeiro. O número é o dobro do que havia em janeiro. Esse avanço ocorreu devido à adoção da validação remota, tecnologia que permite ao condutor gerar a CNH Digital sem precisar comparecer a um posto de atendimento do Detran.RJ ou utilizar certificação digital.
rio-2.jpg
Número de habilitações baixadas com aplicativo de celular aumenta devido à validação remota
Atualmente, o Estado do Rio de Janeiro tem 5,6 milhões de CNHs, das quais 2,1 milhões já foram emitidas com QR Code, o que permite a expedição imediata da versão digital através do aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível gratuitamente nas lojas virtuais App Store e Google Play. O app inclui, além da CNH, o CRLV (documento veicular) Digital. Para emitir a CNH Digital pelo celular, o usuário deve primeiro usar o seu dispositivo móvel para ler o QR Code, que fica na parte interna da CNH em papel. Depois, deve fazer a “prova de vida”, movimento físico do usuário, lido pela câmera do celular. Após confirmar a validação, será necessário informar o número do aparelho. O aplicativo vai pedir ao usuário para criar uma senha de quatro dígitos, que deverá ser digitada toda vez que o documento for utilizado. A CNH Digital poderá ser acessada pelo celular mesmo sem Internet. Além da utilização no trânsito, a CNH Digital vale como identidade e pode ser exportada em pdf, a partir do próprio aplicativo, com o valor equivalente a uma cópia autenticada em cartório. Em março, o número de CNHs digitais emitidas no país chegou a 1,8 milhão. São Paulo tem o maior número, com 421 mil, seguido de Rio Grande do Sul, com 194 mil, Minas Gerais, com 156 mil, e o Rio de Janeiro, em quarto lugar, com 140 mil.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo