Rio cria comitê para atuar na prevenção à violência escolar

Arquivado em:
Publicado Sexta, 31 de Março de 2023 às 11:39, por: CdB

Outra medida anunciada pelo governo estadual é a criação de um grupo de trabalho, na área de inteligência da Polícia Civil, para apurar os casos de incitação à violência nas redes sociais.


Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro


O governo do Rio de Janeiro criou um Comitê Permanente de Segurança Escolar com representantes da Segurança Pública e da Educação para atuar na prevenção às situações de violência nas escolas públicas e privadas do Estado.




escola-1.jpeg
Ele vai atuar nas escolas públicas e privadas

O governador Cláudio Castro disse que o comitê vai integrar forças de profissionais, inclusive com realização de treinamentos.


Também foi apresentado pela Polícia Militar o aplicativo Rede Escola, inspirado no Rede Mulher. A ferramenta deve entrar em operação em até dois meses e vai conectar diretamente os profissionais da rede de ensino à Polícia Militar.


Cláudio Castro explicou que, pelo aplicativo, professores e funcionários das escolas vão poder fazer denúncias e acionar um botão de pânico em caso de emergência.


Outra medida anunciada pelo governo estadual é a criação de um grupo de trabalho, na área de inteligência da Polícia Civil, para apurar os casos de incitação à violência nas redes sociais.



Nova temporada de Digitalmente


Com estreia neste domingo, a série audiovisual Digitalmente, da MultiRio, traz, em sua segunda temporada, experiências práticas relacionadas aos assuntos que foram tema da primeira fase da produção. Assim, cultura maker, transmídia, ciberbullying, privacidade e segurança, algoritmos, direitos autorais, fake news e busca por likes são os assuntos desta nova temporada que, sob o olhar de professores e de outros profissionais, estão em pauta por meio da vivência no dia a dia. Digitalmente vai ao ar todos os domingos, na TV (às 20h), e fica disponível no YouTube da MultiRio.


Um projeto com foco em robótica e empoderamento feminino, exemplos de narrativas transmídias, a iniciativa de estudantes contra o ciberbullying, um bate-papo com a cientista da computação Nina da Hora e questões de direitos autorais com o ChatGPT são algumas das experiências que aproximam o espectador desses temas tão atuais. Em um mundo cada vez mais digital, a série Digitalmente busca contribuir para a reflexão dos desafios e impactos que as tecnologias trazem para a sociedade e, especialmente, para o cotidiano escolar.


No primeiro programa desta temporada, o projeto Bonde da Gambiarra e o Laboratório de Cultura Maker são algumas das ações na Escola Municipal Luiz Paulo Horta (2ª CRE), na Rocinha. Eles mostram como é possível potencializar os modos de ensinar e aprender a partir da perspectiva maker. O episódio A Arte da Sevirologia é exibido na TV (canal MultiRio – 26 e 526 da NET/Claro), neste domingo, às 20h. No YouTube da MultiRio, o programa fica disponível a partir das 18h.



Sobre a MultiRio


Vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SME), a MultiRio, Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro, tem como objetivo promover ações em diferentes meios tecnológicos, articuladas com a política municipal de educação. Desenvolve produtos em diversas mídias e plataformas em apoio à Rede Pública Municipal de Ensino e tem como público prioritário os professores e alunos das escolas municipais cariocas.



Serviço:


Digitalmente – 2ª temporada
Série audiovisual com 9 episódios de 15 minutos
Estreia na TV neste domingo, às 20h, no canal MultiRio (26 e 526 da NET/Claro)
Reapresentações durante a semana, de acordo com a programação em www.multi.rio
Disponível em www.youtube.com/multiriosme



Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo