A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) vai passar a divulgar trimestralmente o ranking das empresas de ônibus com o maior número de reclamações de usuários relacionadas à prestação do serviço, que servirão de parâmetro para as ações pontuais de fiscalização.
De novembro de 2009 a janeiro deste ano, já com o emprego da nova metodologia de fiscalização direcionada, foram listadas as cinco empresas com os maiores índices de pontos negativos: Breda (35,53), Campo Grande (30,24), Zona Oeste (29,66), Amigos Unidos (19,93) e Estrela Azul (19,20).
O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, explicou que os usuários passarãoa desempenhar o papel de fiscal virtual.
"As empresas que forem alvo da fiscalização direcionada serão submetidas a um verdadeiro processo de malha fina. O nosso efetivo de fiscalização vai atrás das irregularidades apontadas pelos usuários e de tudo o que estiver de errado com essas empresas. Nosso objetivo é fazê-las melhorar a qualidade do serviço prestado para sair do topo da lista no próximo ranking", explica o secretário.
Entre as reclamações dos fiscais virtuais, e que deram margem à elaboração do ranking no último trimestre, destacam o não atendimento do sinal de parada para embarque e desembarque; mau estado dos bancos; comprometer a segurança de terceiros; alterar ou não concluir itinerário autorizado do veículo; transportar passageiros em excesso por linha e falta de limpeza interna e externa do ônibus.