Putin propõe a Erdogan criação de centro de fornecimento de gás na Turquia

Arquivado em:
Publicado Quinta, 13 de Outubro de 2022 às 09:58, por: CdB

Putin ainda destacou que o gasoduto turco está operando com sucesso, mesmo após tentarem danificá-lo. O presidente russo também propôs a Erdogan a criação de um hub para fornecimento de gás na Turquia.

Por Redação, com Sputnik - de Moscou/Astana

A chancelaria turca informou que o diálogo entre Erdogan e Putin teve início em Astana, no Cazaquistão.

putin-3.jpg
Diálogo entre Erdogan e Putin teve início em Astana, no Cazaquistão

O presidente russo Vladimir Putin avaliou o encontro com o seu homólogo turco como proveitoso, chegando a citar "bons resultados" e prometendo que todos os acordos serão cumpridos.

– Mesmo com todas as dificuldades com relação às restrições sanitárias e políticas, encontraremos uma possibilidade para nos reunirmos regularmente e dialogarmos. Isso dá bons resultados, devo ressaltar que todos os nossos acordos alcançados durante sua visita em Sochi em agosto deste ano serão cumpridos – afirmou Putin, referindo-se a Erdogan.

Além disso, ele afirmou que os trabalhos sobre o Akkyiu estão sendo realizados conforme o plano, e que o cumprimento do acordo permitirá o lançamento do bloco energético com a Turquia.

De acordo com Putin, o fornecimento de gás à Turquia está sendo realizado normalmente, tendo o país se tornado o parceiro mais confiável. Putin ainda destacou que o gasoduto turco está operando com sucesso, mesmo após tentarem danificá-lo.

– Como vocês escutaram, também tentaram explodi-lo (…). Mas, graças a Deus, isso não aconteceu, e ele está operando com sucesso – destacou Putin.

Putin ainda destacou que o gasoduto turco está operando com sucesso, mesmo após tentarem danificá-lo.

O presidente russo também propôs a Erdogan a criação de um hub para fornecimento de gás na Turquia.

– Poderíamos tranquilamente regular (os preços) a um nível normal para o mercado, sem aspirações políticas – declarou Putin.

Fornecimento de grãos

Durante o encontro, Putin também lembrou que apenas uma parte do fornecimento de grãos será enviada aos países mais pobres.

– É sério, infelizmente, apenas uma pequena parte vai para os programas da ONU, para os países em desenvolvimento e mais pobres. Contudo, estão recebendo. Isso é controlado pela ONU – observou o líder russo.

Por sua vez, Erdogan declarou ter grandes esperanças no fortalecimento da cooperação entre os dois países e na continuidade das negociações.

Erdogan também citou que a Turquia e a Rússia trabalharão no fornecimento de produtos agrícolas aos países necessitados.

Os diretores da Gazprom, da Rosneft e do banco russo VTB fizeram parte da delegação russa durante as conversas entre Erdogan e Putin.

Conversas bilaterais

Nesta quinta-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, chegou a Astana, para participar da Conferência sobre Medidas de Interação e Construção de Confiança na Ásia, e ter conversas bilaterais.

Anteriormente, o presidente russo, Vladimir Putin, afirmou que a Rússia não poupa esforços para criar um sistema de segurança igualitário no mundo e que defende o desenvolvimento e a prosperidade da Ásia, que fomentem a cooperação econômica e o investimento.

Além disso, ele destacou que na política global estão ocorrendo mudanças significativas e que o mundo está se tornando multipolar, passando a Ásia a desempenhar um papel fundamental.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo