Polônia e Bálticos vão restringir entrada de russos

Arquivado em:
Publicado Quinta, 08 de Setembro de 2022 às 10:39, por: CdB

O comunicado ainda cita um "aumento substancial no fluxo de cidadãos russos" na União Europeia. "Acreditamos que isso está se tornando uma séria ameaça para nossa segurança pública", acrescenta.

Por Redação, com ANSA - de Bruxelas

A Polônia e os Países Bálticos anunciaram nesta quinta-feira que vão restringir a partir de 19 de setembro a entrada de cidadão russos em posse de vistos da União Europeia.
russosvisto.jpg
Russos protestam na Polônia contra regime de Vladimir Putin
Em um comunicado conjunto, as quatro nações afirmam que a medida busca enfrentar "ameaças iminentes para a ordem pública e a segurança". "Estônia, Letônia, Lituânia e Polônia concordaram em fazer uma abordagem regional comum e expressam a vontade política e a firme intenção de introduzir medidas temporárias contra cidadãos russos em posse de vistos da UE", afirma a nota. O comunicado ainda cita um "aumento substancial no fluxo de cidadãos russos" na União Europeia. "Acreditamos que isso está se tornando uma séria ameaça para nossa segurança pública", acrescenta.

Restrições

As restrições afetarão cidadãos russos viajando por turismo, cultura, esportes e negócios, mas com exceção para casos humanitários, dissidentes do regime de Vladimir Putin e familiares de pessoas com residência permanente na UE. "É inaceitável que cidadãos do Estado agressor possam viajar livremente na UE ao mesmo tempo em que o povo da Ucrânia é torturado e assassinado", afirmam os quatro países. Recentemente, a União Europeia anunciou a suspensão de um acordo de facilitação de vistos com a Rússia, mas não chegou a um consenso sobre um eventual banimento.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo