Polícia realiza operação contra crimes de lavagem de dinheiro

Arquivado em:
Publicado Quarta, 24 de Maio de 2023 às 14:59, por: CdB

As investigações apontam que os suspeitos praticaram crimes eleitorais durante o pleito de 2022, como compra de votos em diversos municípios do Estado do Paraná.


Por Redação, com ACS - de Brasília


Nesta quarta-feira, a Polícia Federal deflagrou a operação Ágora, para coibir crimes relacionados a lavagem de dinheiro, caixa dois eleitoral, corrupção eleitoral e furto qualificado.




pf-2.jpeg
PF realiza operação contra crimes de lavagem de dinheiro

Foram cumpridas ordens judiciais de busca e apreensão expedidas pela Justiça Eleitoral da 3ª zona eleitoral especializada em Curitiba/PR, nas cidades de Curitiba e Umuarama/PR.


As investigações apontam que os suspeitos praticaram crimes eleitorais durante o pleito de 2022, como compra de votos em diversos municípios do Estado do Paraná.


Os investigados são suspeitos de não declararem diversas doações, assim como declarar a menor outras tantas, violando a lei eleitoral, na prática de caixa dois eleitoral. Um dos suspeitos ainda é acusado de lavar dinheiro por meio de ocultamento de valores. Outro investigado é suspeito de furto qualificado.


De acordo com as investigações, um dos investigados já foi condenado, em primeira instância, pela prática do crime de apropriação indébita previdenciária, tendo efetuado pagamento do crédito tributário de mais de nove milhões de reais.


Segundo se apurou, ele possui dívida com a União, relacionada a tributos em aproximadamente R$ 153 milhões.



Organização criminosa


A Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar, deflagrou, na manhã desta quarta-feira, a Operação Alfafa, com objetivo de desmantelar uma associação criminosa especializada no transporte interestadual de drogas (maconha) e armas de fogo.


A investigação teve origem com a prisão em flagrante de um homem no dia 27 de maio de 2022, após abordagem feita por Policiais Rodoviários Federais, quando transportava 3,4 toneladas de maconha, bem como uma pistola importada 9 mm que estavam camufladas na carroceria de um caminhão, no meio de uma carga lícita de alfafa e aveia, provenientes do estado do Paraná.


A operação conta com a participação de 28 Policiais Federais, sendo realizado o cumprimento de quatro mandados e prisão preventiva, seis mandados de busca e apreensão e uma ordem de sequestro do caminhão utilizado para transportar a droga apreendida em 27/5/2022. Todos os mandados estão sendo cumpridos na cidade de Cachoeiro de Itapemirim.


 Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, cujas penas somadas podem alcançar 24 anos de prisão.



Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo