Rio de Janeiro, 19 de Setembro de 2024

Polícia prende 23 envolvidos em esquema no golpe do empréstimo consignado

Arquivado em:
Sexta, 17 de Fevereiro de 2023 às 12:02, por: CdB

Após levantamento do Setor de Inteligência da 31ª DP, o “call center” onde o grupo atuava foi localizado no Centro de Niterói, Região Metropolitana do Rio. No momento da abordagem, 26 investigados estavam trabalhando, distribuídos em dois andares de um prédio comercial.


Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro


Agentes da 31ª DP (Ricardo de Albuquerque) prenderam em flagrante, na quinta-feira, 23 integrantes de um grupo criminoso especializado no golpe do empréstimo consignado. As prisões ocorreram em desdobramento de outros dois inquéritos, que terminaram, ao todo, com 99 detidos.




crime.jpeg
Polícia Civil prende 23 integrantes de um grupo criminoso especializado no golpe do empréstimo consignado

Após levantamento do Setor de Inteligência da 31ª DP, o “call center” onde o grupo atuava foi localizado no Centro de Niterói, Região Metropolitana do Rio. No momento da abordagem, 26 investigados estavam trabalhando, distribuídos em dois andares de um prédio comercial. Destes, 23 “analistas financeiros” foram identificados realizando operações fraudulentas. Os outros três estavam em treinamento, evidenciando que o grupo estava em fase de recrutamento e expansão.


Foram apreendidos computadores e contratos, e o espaço foi interditado. Todos foram levados à sede da Divisão de Capturas e Polícia Interestadual (DC-Polinter).



Mulher é presa em flagrante após adquirir telefone celular roubado


Após trabalho de inteligência e monitoramento, agentes da 28ª DP (Praça Seca) prenderam em flagrante, na quinta-feira, uma mulher por de receptação de telefone celular roubado.


Os agentes obtiveram a informação de que um aparelho de telefone celular, roubado em novembro do ano passado, havia sido habilitado. Os policiais identificaram a pessoa cadastrada no sistema, saíram em diligência e prenderam a suspeita que estava de posse do celular, que se encontrava ativo e em uso.


Após prisão, ela foi encaminhada para audiência de custódia



Golpe da venda de imóveis


Policiais civis da 14ª DP (Leblon) prenderam em flagrante, na quarta-feira, 10 pessoas que faziam parte de uma quadrilha especializada na prática de estelionatos envolvendo a venda de imóveis.


As investigações começaram em setembro do ano passado. Segundo a 14ª DP, os presos seriam integrantes de uma organização criminosa, dividida em captadores (responsáveis por identificar possíveis compradores por meio de anúncios); negociadores (que firmavam os contratos) e recebedores (que recebiam os valores).


Com a estrutura montada, a organização identificava imóveis com valores até R$ 200 mil, replicava os anúncios e iniciava a captação de possíveis compradores, atraindo as vítimas com pequenos valores de entrada e financiamentos facilitados e com baixo custo. Em seguida, os criminosos suspendiam o contato com os clientes e deixavam com contratos sem validade e sem os imóveis.


Na quarta, após identificar que seriam assinados dois contratos, a equipe da 14ª DP foi até um dos escritórios utilizados pela empresa, localizado em um centro empresarial no bairro Todos os Santos, e localizou um dos integrantes da organização. Ele informou o endereço onde funcionava o "call center" da quadrilha.


Os policiais foram ao local e localizaram o grupo. Cerca de 37 pessoas foram conduzidas para a delegacia e 10 foram presas em flagrante.


 

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo