Polícia investiga veiculação de imagens relacionadas ao nazismo

Arquivado em:
Publicado Quinta, 07 de Março de 2024 às 11:29, por: CdB

A operação versa sobre a possível veiculação de símbolos, emblemas e imagens nazistas por meio de computadores pertencentes ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Itapetininga/SP.

Por Redação, com ACS - de São Paulo/Brasília

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, a Operação Fantasma do Nazismo, com o objetivo de cumprir um mandado de busca e apreensão expedido pela Segunda Vara Federal Criminal em Sorocaba/SP

pfnazismo.jpeg
Pena para essa conduta pode chegar a cinco anos de reclusão e multa

A operação versa sobre a possível veiculação de símbolos, emblemas e imagens nazistas por meio de computadores pertencentes ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Itapetininga/SP, ressaltando-se que a referida instituição de ensino comunicou previamente a Polícia Federal sobre a ocorrência de tal fato.

Durante a diligência realizada na casa do investigado, residente no município de Itapetininga/SP, foram apreendidos dispositivos de informática, os quais serão periciados com vistas ao cabal esclarecimento do caso.

Atos ilegais em Rondônia

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira, a Operação Ponto de Fusão, a fim de coletar elementos de prova para a investigação que apura possível prática de atos antidemocráticos e dos crimes de resistência e porte ilegal de arma de fogo, ocorridos no mês de dezembro de 2022, em Jaru/RO, por pessoas contrárias à posse presidencial.

Na ação, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, nos municípios de Teixeirópolis/RO, Nova União/RO e Ouro Preto do Oeste/RO, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária de Rondônia.

A ação resultou na apreensão de uma arma e munições. Uma pessoa foi presa em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso permitido.

Segundo as investigações, ao menos três pessoas realizaram, mediante uso de arma de fogo e de capuzes, a parada forçada de um ônibus, dia 12 de dezembro de 2022, por volta das 5h, próximo à cidade de Jaru/RO, obrigando o desembarque do motorista e dos passageiros. A intenção seria incendiar o ônibus, o que não foi concretizada em razão da aproximação de uma viatura da Polícia Militar, o que ensejou a fuga dos suspeitos. Um deles foi perseguido e preso pela Polícia Militar ao tentar adentrar na mata.

Os investigados poderão responder pelos crimes de golpe de estado, resistência e porte ilegal de arma de fogo, sem prejuízo de outros delitos porventura identificados no curso da investigação.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo