Polícia Federal prende líder de facção criminosa no RN

Arquivado em:
Publicado Segunda, 18 de Setembro de 2023 às 14:58, por: CdB

O homem que possuía dois mandados de prisão expedidos pela Justiça do Estado do RN, havia rompido sua tornozeleira eletrônica e estava foragido desde então. Suas condenações envolviam associação criminosa, roubo qualificado, receptação e tráfico de drogas.


Por Redação, com ACS - de Brasília


A Polícia Federal em conjunto com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Rio Grande do Norte, FICCO/RN, prenderam, no final da tarde da última quarta-feira, importante liderança de facção criminosa com atuação no RN, que estava foragido da justiça.




pf-1.jpeg
Após a prisão, o homem passou por audiência de custódia, foi trazido até Natal pela equipe da FICCO/RN

O homem que possuía dois mandados de prisão expedidos pela Justiça do Estado do RN, havia rompido sua tornozeleira eletrônica e estava foragido desde então. Suas condenações envolviam associação criminosa, roubo qualificado, receptação e tráfico de drogas.


Os policiais encontraram o foragido trafegando com seu veículo pelas ruas de Caruaru. No momento da abordagem, ele chegou a apresentar nome e RG falsos, e por isso foi conduzido à Delegacia da Polícia Federal para lavratura de auto de prisão em flagrante, pelo crime de uso de documento falso.


Após a prisão, o homem passou por audiência de custódia, foi trazido até Natal pela equipe da FICCO/RN - tendo em vista a periculosidade do preso, e colocado à disposição da Justiça.


As ações policiais das FICCO são produto da cooperação entre forças de segurança, com foco na inteligência, sendo compostas, além da PF, pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (SSPDS-RN), Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Norte (PC-RN), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Secretaria de Estado da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (SEAP) e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).



Droga


A Polícia Federal prendeu em flagrante no início da madrugada dessa segunda-feira, um passageiro, de nacionalidade espanhola, de 30 anos, que tentou embarcar em voo internacional para França, com 4,4kg de cocaína em sua bagagem.


A droga foi localizada durante fiscalização de rotina de passageiros e bagagens, pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de Viracopos, e estava em fundos falsos de duas mochilas.


O homem preso responderá pelo crime de tráfico internacional de drogas, cuja pena máxima pode chegar a 25 anos de prisão.



PF prende hacker 


A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã de domingo uma pessoa que foi responsável pelo ataque hacker ao sistema do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-III), sediado em São Paulo. Segundo a PF, ele foi preso em Campo Grande (MS) e estava foragido desde 2021. Seu nome, inclusive, constava da lista de Difusão Vermelha da Interpol, ferramenta de cooperação policial internacional que ajuda a localizar pessoas procuradas para extradição.


O ataque cibernético ao sistema do TRF3 ocorreu em janeiro de 2021. A PF informou que, nesse ataque, o criminoso pretendia alterar documentos eletrônicos de assinatura de agentes públicos para a obtenção de vantagens pessoais. Após ter invadido o sistema de processos judiciais eletrônicos, o hacker também falsificou pareceres do Ministério Público Federal em seis processos que tramitavam no TRF3 e nos quais ele era réu.


Alterações em documentos


A investigação teve início quando dois magistrados detectaram alterações em documentos, com uso fraudulento de suas assinaturas digitais. Esse hacker teria alterado documentos de ao menos oito processos, informou a PF.


O nome do criminoso não foi revelado pela Polícia Federal. Mas o órgão informou que ele foi condenado a uma pena de 9 anos de prisão pela prática dos crimes de invasão de dispositivo informático e falsificação de documento público. A sentença condenatória foi expedida pela 7ª Vara Criminal Federal de São Paulo, em dezembro de 2021.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo