Polícia Federal deflagra operação contra facção criminosa no Acre

Arquivado em:
Publicado Segunda, 03 de Abril de 2023 às 11:09, por: CdB

Segundo a Polícia Federal (PF), os envolvidos vão responder pelos crimes de promover e integrar organização criminosa armada que utiliza da participação de adolescentes, cujas penas, se condenados, podem ultrapassar a 20 anos de prisão.


Por Redação, com ABr - de Brasília


A Força-Tarefa de Segurança Pública no Acre (FTSP-AC) deflagrou nesta segunda-feira operação para cumprir 36 mandados judiciais, sendo 19 de prisão preventiva e 17 de busca e apreensão contra integrantes de uma facção criminosa no Estado.




pfacre.png
Força-tarefa deflagra operação contra facção criminosa no Acre

Segundo a Polícia Federal (PF), os envolvidos vão responder pelos crimes de promover e integrar organização criminosa armada que utiliza da participação de adolescentes, cujas penas, se condenados, podem ultrapassar a 20 anos de prisão.


As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Estadual de Delitos de Organizações Criminosas do Acre e estão sendo cumpridas nas cidades acreanas de Cruzeiro do Sul e Porto Walter e em Guajará (AM).



Os criminosos praticavam extorsões


Batizada de operação Rojão, a investigação teve início em 2022 quando o trabalho policial identificou diversos integrantes de facção criminosa, de âmbito nacional, com atuação no Acre. Os criminosos praticavam extorsões, tráfico de drogas e armas, homicídios e roubos.


“O nome da operação faz referência aos fatos que motivaram o início das investigações, em que lideranças de facção criminosa atuantes no estado do Acre, organizaram e promoveram queima de fogos na data em que se comemora o Dia de Finados, em alusão a integrantes que morreram em disputa por territórios com facções rivais”, informou a PF.


A força-tarefa de Segurança Pública no estado do Acre é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar. A operação desta segunda-feira contou com a participação de 70 policiais no cumprimento dos mandados.



Foragido da Justiça


A Força-Tarefa de Segurança Pública do Ceará, em ação integrada com a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e a Polícia Civil do Ceará (PC-CE), prendeu, na noite de sábado, um homem suspeito de integrar facção criminosa e ser foragido da Justiça cearense.

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Vara de Delitos de Organização Criminosa do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em razão do investigado responder pelo crime de integrar organização criminosa. O procurado foi também preso em flagrante no momento da abordagem, por ter apresentado documentos falsos aos policiais.

A ação policial desencadeada foi produto da cooperação interagências, com foco na inteligência de segurança pública.

Força-Tarefa de Segurança Pública


A Força-Tarefa de Combate ao Crime Organizado no Estado do Ceará é composta pela Polícia Federal (PF), pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (SAP), e Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo