Rio de Janeiro, 20 de Setembro de 2024

Polícia Federal cumpre mandados contra atos antidemocráticos no Rio

Arquivado em:
Terça, 07 de Fevereiro de 2023 às 10:30, por: CdB

A PF informou que todos estão relacionados à investigação que apura a realização de atos antidemocráticos, com base “na incitação contínua das Forças Armadas para promoverem uma ruptura institucional no país por intermédio de um golpe/intervenção militar”.

Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) cumpriram nesta terça-feira, cinco mandados de busca e apreensão em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

operacao.jpeg
Agentes fazem buscas em São Pedro da Aldeia

A PF informou que todos estão relacionados à investigação que apura a realização de atos antidemocráticos, com base “na incitação contínua das Forças Armadas para promoverem uma ruptura institucional no país por intermédio de um golpe/intervenção militar”.

Conforme as investigações, os alvos dos mandados portavam armas de fogo de grosso calibre, sem os registros. O objetivo, segundo a PF, era a intenção de conflito armado e o amedrontamento de opositores políticos.

“Os investigados responderão, na medida de sua participação, pelos crimes de associação criminosa, incitação ao crime e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, todos do Código Penal, e por porte ilegal de arma de fogo, além de outros crimes que porventura possam surgir no decorrer das investigações”, revelou.

Os ataques

Ainda de acordo com a PF, a investigação não tem relação direta com os ataques às sedes do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, que ocorreram no dia 8 de janeiro de 2023.

“A Polícia Federal e o Ministério Público Federal continuarão a investigação a fim de apurar e identificar a amplitude do grupo, bem como o envolvimento de outras pessoas”, concluiu.

Ação integrada prende traficante foragido da Justiça

Policiais civis da 22ª DP (Penha) prenderam, na segunda-feira, um traficante foragido da Justiça. Ele foi capturado na Praia do Leme, na Zona Sul do Rio de Janeiro, em ação conjunta com a Polícia Militar, após trabalho de inteligência e monitoramento.

De acordo com as investigações, o homem integrava uma facção criminosa que controla as atividades ilegais nas comunidades de Barra Mansa, no Sul Fluminense. Há cerca de um ano, ele estava escondido na favela do Timbau, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio de Janeiro, área na qual a mesma organização criminosa atua.

Contra o acusado, pendia um mandado de prisão pelo crime de homicídio. Após o cumprimento das formalidades de polícia judiciária, o preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição do Poder Judiciário.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo