Polícia deflagra operação contra grupo que desviava insumos agrícolas

Arquivado em:
Publicado Quarta, 16 de Agosto de 2023 às 14:37, por: CdB

Na ocasião, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e quatro mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de mais de R$ 11 mil nas contas bancárias dos investigados.


Por Redação, com ACS - de Brasília


A Polícia Federal, o Ministério Público Estadual e a Polícia Civil da Bahia deflagram nesta quarta-feira, a Operação Aratu, cujo objetivo é desarticular uma associação criminosa especializada na subtração de insumos agrícolas, atuante na cidade de Candeias/BA.




pf-2.jpeg
Colaboração entre Polícia Federal, ICMBio e FUNAI visa preservar ecossistemas e coibir práticas criminosas na região

Na ocasião, foram cumpridos quatro mandados de prisão temporária e quatro mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de mais de R$ 11 mil nas contas bancárias dos investigados, em cumprimento à decisão expedida pelo juízo da Vara Criminal de Candeias/BA.


A investigação teve início após a comunicação do furto de 5,5 toneladas de fertilizantes KCL, ocorrido no dia 29 de junho de 2023, no interior do Porto de Aratu.


Com o aprofundamento da investigação, foram colhidos elementos que revelaram a participação dos investigados num grupo criminoso e evidenciaram parte de sua estrutura.


Segundo foi apurado, um dos envolvidos já foi preso pela Polícia Federal, no ano de 2015, e vinha praticando crimes contra o patrimônio há alguns anos.


A deflagração da operação contou com o apoio do Grupo de Pronta Intervenção da Polícia Federal (GPI), do GAECO - Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público Estadual e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), da Polícia Civil.


A investigação continuará para apuração de eventuais outros envolvidos. Se condenados pelos crimes cometidos, os investigados se sujeitarão a penas máximas que, somadas, podem ultrapassar 11 anos de reclusão.



Agrotóxicos contrabandeados do Uruguai


A Polícia Federal efetuou a prisão em flagrante de um indivíduo que transportava cerca de 170 litros de produtos agrotóxicos de origem estrangeira.


A ação ocorreu na tarde de terça-feira, após policiais federais abordarem um veículo que se deslocava a partir de Aceguá, na rodovia BR-473. Os produtos eram transportados dentro do automóvel, junto ao motorista.


Na abordagem, foi constatado que os agrotóxicos transportados eram de origem estrangeira e o condutor do veículo não possuía comprovante de autorização e da importação regular dos produtos.


O indivíduo foi conduzido à Polícia Federal em Bagé, indiciado pelos crimes de contrabando e de transporte irregular de produto tóxico e encaminhado ao Presídio Regional da cidade.



Comércio de medicamentos


A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira, dois mandados de busca e apreensão nos municípios de Vitória e Serra/ES para combater o comércio de medicamentos de procedência ignorada e adquiridos de estabelecimento sem licença da autoridade sanitária competente.


Em Serra, nada foi encontrado e em Vitória foram apreendidos com uma mulher medicamentos anorexígenos, cujo comércio só é permitido em farmácias mediante receita de controle especial. O objetivo da investigação é identificar quem está fornecendo para essas pessoas poderem vender, comércio este sendo feito livremente em redes sociais.


Os investigados responderão pelos crimes de falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais com pena de 10 a 15 anos de reclusão e multa.


 

 

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo