Polícia combate crime de extorsão praticado no sistema prisional

Arquivado em:
Publicado Sexta, 19 de Maio de 2023 às 14:55, por: CdB

A Força Tarefa identificou um grupo em aplicativo de mensagens que tinha como finalidade a prática do crime de extorsão. Os indivíduos se passavam por policiais civis e parentes de supostas vítimas de crimes.


Por Redação, com ACS - de Brasília


A Força Tarefa de Segurança Pública do Amapá cumpriu na manhã desta sexta-feira, Operação Illusio, com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em bairros da capital amapaense e no Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN).




forca.jpeg
A Força Tarefa identificou um grupo em aplicativo de mensagens

A ação é um desdobramento de uma Operação integrada realizada pela FTSP, que fez parte do planejamento estratégico para desarticulação e combate ao crime organizado, durante uma revista no IAPEN em 3/6/2022.


A Força Tarefa identificou um grupo em aplicativo de mensagens que tinha como finalidade a prática do crime de extorsão. Os indivíduos se passavam por policiais civis e parentes de supostas vítimas de crimes.



A prática do crime se dava da seguinte forma:


Um dos usuários do grupo criava um perfil falso em uma rede social, costumeiramente, o Facebook.


O perfil falso supostamente seria atribuído a uma adolescente ou mulher, que entrava em contato com um alvo (potencial vítima), previamente identificado, e iniciava diálogo com ele.


Com as conversas evoluindo e envolvendo a vítima, os criminosos, se passando pela pessoa do perfil, enviavam mensagens e fotos de cunho sexual.


Após isso, entravam em contato com a vítima, se passando por policiais civis, e exigiam depósitos e transferências bancárias, mediante ameaças. Foi possível identificar ainda, que o mesmo aparelho celular foi compartilhado entre vários presos do mesmo pavilhão, que usavam nomes falsos para o contato com as vítimas. Os investigados poderão responder pelos crimes de extorsão e associação criminosa. Se condenados, poderão pegar uma pena de até 13 anos de reclusão mais pagamento de multa.



Resultado operacional


Durante o cumprimento de um dos mandados, com a chegada da equipe da Força Tarefa, um investigado pulou o muro da residência e tentou se esconder na casa dos fundos. A equipe encontrou droga na casa do homem, que foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Ele já tinha passagem por tráfico de drogas.


No cumprimento do mandado de busca em outro endereço, a equipe policial R$ 250 mil em espécie, que foram apreendidos.



PF prende mulher que tentava embarcar com droga


A Polícia Federal prendeu em flagrante, no Aeroporto Internacional de São Paulo, uma mulher com cocaína na bagagem, na quinta-feira.


A ação ocorreu enquanto a equipe policial, com o apoio de cão farejador, fiscalizava os passageiros junto aos balcões de check-in, quando, ao passar perto das malas de uma mulher, percebeu a sinalização do cão de faro.  


A passageira foi entrevistada e apresentou bilhetes de viagem para Singapura, com escala em Doha, no Catar, mas não soube explicar os reais motivos de sua viagem.


Diante das suspeitas, sua bagagem foi submetida ao aparelho de raio-x, em que foi identificada, por meio das imagens, substância orgânica oculta nas estruturas da mala.


Com isso, a suspeita recebeu voz de prisão, na delegacia, após os peritos federais retirarem quatro volumes, que estavam ocultos nas estruturas da mala selecionada, contendo três quilos de cocaína.


A mulher será apresentada à Justiça Federal em que poderá responder pelo crime de tráfico internacional de drogas.



Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo