Polícia apura fraudes cometidas contra a Caixa Econômica Federal no RN

Arquivado em:
Publicado Quarta, 20 de Dezembro de 2023 às 14:10, por: CdB

A investigação constatou que foram utilizados dados cadastrais de seis estrangeiros de nacionalidade espanhola para a realização das fraudes e sem o conhecimento das vítimas.


Por Redação, com ACS - de Brasília


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira,  a Operação Tarjetas visando apurar fraudes cometidas contra a Caixa Econômica Federal, Agência João Câmara/RN, e que consistia na utilização de documentos falsos para abertura de contas, contratação de cartões de crédito e tomada de empréstimos pessoais em detrimento da instituição financeira.




fraudecaixa.jpeg
Os prejuízos à CEF chegam a R$ 470 mil e beneficiaram principalmente três mulheres apontadas como responsáveis pela falsificação de documentos

As medidas de busca e apreensão estão sendo cumpridas em endereços residenciais nas cidades de João Câmara e Parnamirim/RN.


A investigação constatou que foram utilizados dados cadastrais de seis estrangeiros de nacionalidade espanhola para a realização das fraudes e sem o conhecimento das vítimas. De posse das contas e cartões de crédito, foram simuladas operações financeiras para retirada dos valores contratados a título de cheque especial e empréstimos pessoais. Tais valores eram posteriormente transferidos para as contas bancárias das mentoras da fraude.


Os prejuízos suportados pela Caixa Econômica chegam a R$ 470 mil e beneficiaram principalmente três mulheres apontadas como responsáveis pela falsificação de documentos e utilização dos cartões de crédito em diversas compras em estabelecimentos comerciais, de hotelaria ou em serviços de e-commerce.


As investigadas responderão pelos crimes de furto mediante fraude e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a cinco a 18 anos de reclusão e multa.



Operação Tormentum


Equipes policiais que participam da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Rondônia (FICCO/RO) deflagraram a Operação Tormentum, nesta quarta-feira, para dar cumprimento a quatro mandados de prisão e nove mandados de busca e apreensão contra membros de uma organização criminosa em Porto Velho/RO.


A ação contou com a participação de 70 profissionais, entre policiais federais, civis, militares, polícia penal federal e estadual. Através do trabalho de investigação realizado pelas forças de segurança integrantes da FICCO/RO, constatou-se que os faccionados utilizavam de violência e tortura contra moradores de um bairro da capital como forma de disciplina e ocupação dos imóveis.


As investigações irão continuar a fim de identificar os financiadores e demais membros da organização criminosa.


O nome da operação remete ao objeto da investigação, derivada do fato de duas vítimas terem sofrido torturas a mando da facção, ambas foram amarradas e torturadas como forma de disciplina.


A FICCO/RO é composta pela Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, Polícia Penal e Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), tendo como objetivo a atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado em Rondônia.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo