Partido votará moção de desconfiança contra Johnson

Arquivado em:
Publicado Segunda, 06 de Junho de 2022 às 08:50, por: CdB

A votação foi convocada após 15% dos deputados conservadores, 54 de um total de 359, terem apresentado pedidos questionando a liderança de Johnson, que chefia o governo britânico desde julho de 2019.

Por Redação, com ANSA - de Londres

O Partido Conservador vai votar nesta segunda-feira uma moção de desconfiança contra o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, criticado por ter participado de confraternizações com sua equipe durante períodos de confinamento no país.
boris.jpg
Boris Johnson é questionado dentro de seu próprio partido
A votação foi convocada após 15% dos deputados conservadores, 54 de um total de 359, terem apresentado pedidos questionando a liderança de Johnson, que chefia o governo britânico desde julho de 2019. O escrutínio deve acontecer entre 18h e 20h (entre 14h e 16h em Brasília) e determinará se o premiê deve continuar como líder do Partido Conservador. Em caso de derrota, Johnson também teria de renunciar ao posto de primeiro-ministro, já que não teria mais o apoio de sua própria legenda. No entanto, de acordo com o governo, o premiê enxerga na votação uma oportunidade de colocar fim ao chamado "Partygate", escândalo que derrubou sua popularidade nos últimos meses.

Governo britânico

Entre 2020 e 2021, membros do governo britânico, incluindo o próprio primeiro-ministro, participaram de confraternizações durante períodos de confinamento, violando as restrições em vigor para conter a pandemia de covid-19. Johnson chegou inclusive a ser multado pela polícia de Londres.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo