Participantes do Enem poderão usar documentos digitais para se identificar

Arquivado em:
Publicado Terça, 14 de Maio de 2024 às 13:45, por: CdB

A nova carteira de identidade aumenta a segurança da identificação dos brasileiros e contribui para a diminuição das fraudes, o que reflete também na segurança do exame.


Por Redação, com ACS - de Brasília


A versão digital da Carteira de Identidade Nacional (CIN) será um dos documentos de identificação aceitos no dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A novidade foi divulgada na segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além da nova carteira, também serão aceitos os seguintes documentos digitais , desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais: e-Título, CNH ou antigo RG.




alunos.jpeg
Além da versão digital da nova Carteira de Identidade Nacional, será possível utilizar o e-Título, CNH ou antigo RG

A nova carteira de identidade aumenta a segurança da identificação dos brasileiros e contribui para a diminuição das fraudes, o que reflete também na segurança do exame. De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), até o momento, já foram emitidas mais de 7 milhões de unidades da CIN em 23 Estados e no Distrito Federal.


Para inserir a CIN Digital na sua carteira de documentos no aplicativo GOV.BR, o processo é similar ao que já ocorre com a CNH. Após o login, vai aparecer o ícone Carteira de documentos na tela inicial, bastando clicar no botão'+, escolher Carteira de Identidade e ir em Adicionar Documento para ter a sua CIN Digital adicionada. Mais informações sobre a CIN estão disponíveis no gov.br/identidade.


Os documentos digitais do e-Título, CNH ou o antigo RG continuarão sendo aceitos, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais, não sendo aceitas capturas de tela. Com a possibilidade de apresentação dos documentos digitais para comprovação da identificação, o Boletim de Ocorrência (B.O.) em caso de perda de documentos físicos não será mais aceito.


O período de inscrições para o Enem 2024 será de 27 de maio a 7 de junho. A taxa de inscrição continua no valor de R$ 85 e pode ser paga por boleto, emitido na Página do Participante; Pix; cartão de crédito ou débito. As provas serão aplicadas em 3 e 10 de novembro.



Enem


O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).


Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).


Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.




Edições digital e impressa

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo