OCDE lança campanha mundial por compras seguras na internet

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Publicado Segunda, 28 de Novembro de 2022 às 09:22, por: CdB

No Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), com o apoio do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizará o trabalho de orientação e fiscalização de produtos vendidos por meio digital.

Por Redação, com Bloomberg - de Paris
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançou nesta segunda-feira, em nível mundial, a campanha ‘Segurança em primeiro lugar’, que reúne 21 países entre eles o Brasil. O esforço de comunicação visa orientar os consumidores para que possam fazer escolhas seguras durante as compras de Natal pela internet.
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Esforço mundial da OCDE busca evitar fraudes nas compras online nas festas natalinas
No Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), com o apoio do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizará o trabalho de orientação e fiscalização de produtos vendidos por meio digital. A campanha se baseia em uma análise realizada em 2021, nos países envolvidos, que identificou venda de produtos irregulares e não adequados ao ambiente de comércio pela internet.

Brinquedos

De acordo com a Senacon, o resultado da varredura feita no território nacional acendeu um sinal de alerta, pois brinquedos banidos por oferecer riscos permaneciam sendo comercializados. De 2017 a 2019, brinquedos e jogos estavam entre os três principais grupos de produtos recolhidos em todo o mundo. No caso dos brinquedos, o consumidor deve verificar a presença de faixa etária indicada, apropriada para a idade da criança e a presença da certificação. Os eletrodomésticos por sua vez, no total de 183 tipos, também serão verificados se possuem o selo do Inmetro, atestando que foram avaliados quanto à segurança. A etiqueta de eficiência energética também está na lista. Entre eles alguns também devem apresentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, informando sobre a eficiência energética e o consumo de energia, a exemplo das geladeiras e televisores, entre outros. Já aqueles aparelhos que fazem mais barulho (liquidificadores e secadores, por exemplo) devem ter o selo de ruído na embalagem, informando a potência sonora em decibéis e classificando os aparelhos de 1 (mais silencioso) a 5 (menos silencioso).
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