Observadores europeus avalizam eleição na Geórgia

Arquivado em:
Publicado Domingo, 06 de Janeiro de 2008 às 12:59, por: CdB

Observadores europeus das eleições presidenciais da República da Geórgia disseram, neste domingo, que a votação da véspera esteve de acordo com os padrões internacionais e seguiu os requisitos democráticos. Mas, apesar disso, os observadores da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) disseram que a votação apresentou problemas que precisam ser resolvidos.

A oposição da Geórgia convocou neste domingo seus simpatizantes a realizar grandes protestos nas ruas do país após acusar as autoridades de tentar fraudar as eleições presidenciais do sábado passado. As pesquisas de boca-de-urna indicavam que o presidente Mikhail Saakashvili venceu o pleito, possivelmente por uma margem suficiente para evitar um segundo turno. Mas o líder opositor Levan Gachechiladze disse que as pesquisas foram 'falsificadas'.

A eleição era considerada como um teste democrático para a ex-república soviética após o governo ter reprimido recentes protestos da oposição. Gachechiladze, líder de uma coalizão de nove partidos que teriam recebido cerca de 28% dos votos, segundo as pesquisas, disse ter indicações de várias violações em todo o país. O Departamento de Estado dos Estados Unidos pediu calma aos manifestantes até que o resultado das eleições fossem divulgados e pudessem ser avaliados pelos observadores internacionais para determinar se a votação foi 'livre e justa'.

Correspondentes internacionais, em Tbilisi, capital da Geórgia, constataram um clima de celebração na sede da campanha do presidente Saakashvili, com pessoas agitando bandeiras e carros soando suas buzinas. Nenhum resultado oficial foi ainda divulgado

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo