Rio de Janeiro, 19 de Setembro de 2024

Novos alertas apontam para chuvas intensas e ventos fortes no RS

Arquivado em:
Sexta, 24 de Maio de 2024 às 11:06, por: CdB

O alerta de perigo, por exemplo, é válido para as regiões Noroeste e Nordeste do Estado, bem como para o Centro, a Região Metropolitana e o Litoral Norte. O órgão estima que as chuvas devem ficar entre 30 e 60 milímetros por hora, com ventos que podem chegar a 100 quilômetros por hora. 

Por Redação, com CartaCapital e ABr – de Brasília

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) voltou a emitir um alerta de perigo para cidades do Rio Grande do Sul. O alerta ocorre em meio à volta de chuvas intensas a várias cidades, incluindo a capital, Porto Alegre.

alertachuvasgauchos.jpg
O alerta ocorre em meio à volta de chuvas intensas a várias cidades

Na quinta-feira, por exemplo, o total de chuvas foi de 117 milímetros em 15 horas na capital. O volume é superior ao que era esperado para todo o mês de maio.

O nível do lago Guaíba, por sua vez, subiu nove centímetros. As autoridades esperam que a alta seja de 50 centímetros nos próximos dias.

Para esta sexta-feira, o Inmet já emitiu alertas para diversas regiões gaúchas, indicando o risco de tempestades e vendavais.

O alerta de perigo, por exemplo, é válido para as regiões Noroeste e Nordeste do Estado, bem como para o Centro, a Região Metropolitana e o Litoral Norte. O órgão estima que as chuvas devem ficar entre 30 e 60 milímetros por hora, com ventos que podem chegar a 100 quilômetros por hora.

O Inmet também alerta para o perigo de formação de vendaval no Sudoeste, Noroeste, no Centro e na Fronteira Oeste.

Os avisos, aliás, também surgem de fora. Hoje, por exemplo, a Organização Meteorológica Mundial confirmou a formação de um ciclone na costa sul do país, o que deve atingir o RS e contribuir para o aumento das chuvas. A informação foi divulgada pelo site UOL.

Até o momento, 163 pessoas já morreram em decorrência das enchentes históricas no estado. O dado consta na edição mais atualizada do boletim diário da Defesa Civil, divulgada na manhã de hoje, que também confirmou ainda que há 65 desaparecidos.

Segundo o órgão, 63.918 pessoas estão em abrigos, enquanto os desalojados somam 581.613. Quase todos os municípios do RS foram atingidos pelos efeitos do fenômeno climático, de modo que o total de pessoas afetadas chegou a 2,3 milhões.

Defesa Civil retira moradores de bairro com risco de deslizamento

Com a intensificação dos ventos litorâneos e a previsão de grandes volumes de chuva para esta sexta-feira, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul iniciou, na noite dessa quinta, a evacuação do bairro Morro Toca dos Corvos, na cidade de Cruzeiro do Sul. A região está sob risco de deslizamento.

O local passou por vistoria, que resultou em relatório técnico do Grupo de Avaliação de Movimento de Massa do Rio Grande do Sul (Gamma) com indicação de risco de movimento de massa.

A ação de evacuação teve início às 23h e ainda está em andamento, com o apoio de agentes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura, Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e do Exército Brasileiro.

No Estado, toda a região da Costa Doce, centro, vales, litoral norte, nordeste, noroeste, norte e região metropolitana de Porto Alegre estão em alerta para chuvas e ventos fortes com descarga elétrica.

A orientação da Defesa Civil é de que a população nessas regiões busque áreas seguras e retire eletroeletrônicos da tomada durante os temporais, além de fechar bem portas e janelas.

 

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo