Mulheres árabes querem mudar de sexo para enfrentar os homens

Arquivado em:
Publicado Segunda, 03 de Abril de 2006 às 09:16, por: CdB

Abaladas psicologicamente pela relação de dominação masculina tradicional nos países árabes, cinco mulheres sauditas têm causando polêmica em seu país depois de anunciarem a decisão de mudar de sexo. A cirurgia deverá ser realizada fora da Arábia, pois o código de ética médica do país impede esse tipo de intervenção cirúrgica.

Alto expoente religioso saudita, no entanto, afirmou a jornalistas nesta segunda-feira que as autoridades deveriam proibir as cirurgias de mudança de sexo. Já o Ministro do Interior saudita explicou que os casos estão sendo examinados por autoridades religiosas e por psicólogos, e ressaltou que quem muda de sexo não está sujeito à prisão.

A Arábia Saudita é tida pelos muçulmanos como território sagrado e a sociedade é regida pelo Corão, um código de leis canônicas que determina, com precisão, os papéis masculino e feminino na sociedade, reservando à figura feminina ao resguardo do lar e da maternidade, o que impede a presença de milhões de mulheres no mercado de trabalho e na tomada de decisão da vida cotidiana em segmentos como a política e a economia.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo