Moraes coloca nome de radical da ultradireita em lista da Interpol

Arquivado em:
Publicado Segunda, 31 de Julho de 2023 às 16:39, por: CdB

Eustáquio, que já esteve preso mais de uma vez por ordem do ministro, é investigado no inquérito dos atos antidemocráticos. Em 12 de dezembro do ano passado, o radical de ultradireita entrou no Palácio da Alvorada durante os atos contra a sede da Polícia Federal (PF).


12h29 - de Brasília

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, nesta segunda-feira, que a Polícia Federal (PF) inclua o nome do blogueiro de ultradireita Oswaldo Eustáquio na lista de difusão vermelha da Interpol. Caso a inclusão seja feita, o nome do bolsonarista passará a constar em lista de procurados pela Justiça de mais de 120 países, em todo o mundo.

blog-eustaquio.jpg
Eustáquio fez apologia ao golpe de Estado e fugiu para o Paraguai após o 8 de Janeiro


Eustáquio, que já esteve preso mais de uma vez por ordem do ministro, é investigado no inquérito dos atos antidemocráticos. Em 12 de dezembro do ano passado, o radical de ultradireita entrou no Palácio da Alvorada durante os atos contra a sede da Polícia Federal (PF), no Distrito Federal. Desde então, o militante vive escondido no Paraguai.

‘Manda PIX’


O ofício que pede a inclusão do nome de Eustáquio na lista da Interpol chegou à PF no dia 07 de julho mas, até agora, o nome do bolsonarista não havia sido acrescentado ao sistema. Em nota pública, a defesa de Eustáquio disse que vai recorrer da decisão. O advogado do bolsonarista, Ricardo Freire Vasconcellos, disse que o seu cliente é um “refugiado político por perseguição”.

Eustáquio deixou o Brasil logo após as eleições do ano passado, com receio de ser preso novamente. O blogueiro é investigado pelo STF no inquérito que apura os atos antidemocráticos. Desde o fim do ano passado, Eustáquio diz ter buscado exílio em em oito países. Durante esse período, ele grava vídeos sobre sua rotina, dormindo em albergues e com as contas bancárias bloqueadas pelo STF. Eustáquio tem feito criticado as decisões de Moraes e pedido doações via PIX para a sua conta.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo