Momento exige mais investimentos, na transição para economia verde

Arquivado em:
Publicado Quarta, 21 de Fevereiro de 2024 às 19:00, por: CdB

Segundo o chefe da autoridade monetária, há uma preocupação por parte das companhias com a elevação de custos produtivos, embora entendam a importância do processo.


Por Redação - de Brasília

O caminho na direção de uma economia mais verde tende a elevar a eficiência das cadeias de produção. Haverá, no entanto, a elevação dos custos de investimentos para as empresas, segundo o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, durante encontro .

economiaselic.jpg
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central


Segundo o chefe da autoridade monetária, há uma preocupação por parte das companhias com a elevação de custos produtivos, embora entendam a importância do processo.

— A transição verde representa um custo a mais na cadeia produtiva ou, no final das contas, ela aumenta a eficiência da cadeia produtiva? O que a gente vê das pesquisas é que, no final, ela até aumenta a eficiência, mas isso não é linear no tempo. Ou seja, em um primeiro momento, tem de investir mais e tem um aumento de custos, depois esse aumento de custos se transforma em eficiência — disse Campos Neto em evento promovido pela Frente Parlamentar da Economia Verde, na Capital Federal.

Movimento

Campos Neto afirmou, ainda, que o planeta vive um rearranjo das cadeias globais de produção, afetadas por choques climáticos e novos conflitos geopolíticos, e que esse movimento "está custando dinheiro".

— É muito importante ter um processo de produção mais sustentável, mas as empresas têm no meio do caminho um aumento de custos — resumiu o executivo.

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo