México confisca vacina Sputnik V falsa escondida em aeronave 

Arquivado em:
Publicado Sexta, 19 de Março de 2021 às 09:14, por: CdB

O Exército do México aprendeu um lote da vacina russa Sputnik V escondido em um avião privado, que acabou por ser identificado como falso. Funcionários da Administração Geral da Alfândega e do Exército mexicano inspecionaram uma aeronave privada que estava estacionada no Aeroporto Internacional de Campeche.

Por Redação, com Sputnik - da Cidade do México
O Exército do México aprendeu um lote da vacina russa Sputnik V escondido em um avião privado, que acabou por ser identificado como falso.
mexicovacinafalsa.jpg
Exército do México confisca vacina Sputnik V falsa escondida em aeronave com destino a Honduras
Na quarta-feira, o Exército mexicano do Estado de Campeche confiscou frascos para injetáveis que supostamente continham a vacina russa Sputnik V contra a covid-19, segundo informou o governo mexicano em comunicado de imprensa. Funcionários da Administração Geral da Alfândega e do Exército mexicano inspecionaram uma aeronave privada que estava estacionada no Aeroporto Internacional de Campeche (no sudeste do país) e prevista voar para a cidade hondurenha de San Pedro Sula. Durante o protocolo de revisão do avião, as autoridades detectaram "1.155 frascos com o equivalente a 5.775 doses da vacina russa contra a covid-19", que foram escondidas um uma geladeira branca que continha refrigerantes e guloseimas, segundo o comunicado. Alfândega e o Exército mexicano travaram a transferência ilegal de vacinas Sputnik V com destino a Honduras em uma aeronave privada na alfândega de Campeche. Com as ações coordenadas reforçamos a segurança nacional e prevenimos o mau uso de vacinas contra covid-19. A Administração Geral da Alfândega apreendeu os frascos com as doses da Spuntik V. A tripulação e os passageiros da aeronave de nacionalidade hondurenha formam apresentados à Procuradoria-Geral da República.

Vacina falsa

Embora as autoridades mexicanas declarassem que confiscaram cinco mil doses da vacina russa Sputnik V, o Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo), que está dedicado à distribuição e venda do imunizante, esclareceu na quinta-feira que se trata de "uma substância falsa". "A análise das fotografias do lote apreendido, incluindo o desenho das embalagens e etiquetas, sugere que se trata de uma substancia falsa que não tem nada a ver com a vacina original", segundo o comunicado de imprensa do RFPI. Além disso, o RFPI afirmou que o procedimento de envio "infringiu os protocolos de embalagem e transporte" da vacina Sputnik V. Até agora, o México recebeu um total de 400 mil doses da Sputnik V contra o coronavírus, como parte do acordo entre o presidente, Andrés Manuel López Obrador, e seu homólogo russo, Vladimir Putin, para adquirir 24 milhões de doses do imunizante.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo