Rio de Janeiro, 20 de Setembro de 2024

Marinha da Ucrânia anuncia corredor humanitário no Mar Negro

Arquivado em:
Quinta, 10 de Agosto de 2023 às 11:48, por: CdB

Oleh Chalyk, porta-voz da Marinha ucraniana, afirmou que o corredor será usado por navios comerciais bloqueados nos portos ucranianos do Mar Negro e para grãos e produtos agrícolas.


Por Redação, com Reuters e Sputnik - de Kiev


A Marinha da Ucrânia disse que um novo "corredor humanitário" temporário no Mar Negro começou a funcionar nesta quinta-feira e que os primeiros navios comerciais devem usá-lo em alguns dias.




corredorhumanitario.jpg
A Rússia saiu de um acordo com a Ucrânia no mês passado que, mediado pela ONU, permitia a circulação de navios pelo Mar Negro para escoamento de grãos ucranianos

Oleh Chalyk, porta-voz da Marinha ucraniana, afirmou à agência inglesa de notícias Reuters que o corredor será usado por navios comerciais bloqueados nos portos ucranianos do Mar Negro e para grãos e produtos agrícolas.


– Hoje um novo corredor humanitário temporário começou a funcionar – disse Chalyk por telefone.



Navios


– O corredor será muito transparente, colocaremos câmeras nos navios e haverá uma transmissão para mostrar que esta é uma missão puramente humanitária e não tem propósito militar – afirmou.


A Marinha disse, em comunicado separado, que o risco representado pelas minas no Mar Negro e a ameaça militar da Rússia permanecem.



Armazenamento de combustível nuclear



Militantes ucranianos tentaram atacar o armazenamento de combustível nuclear usado na usina nuclear de Zaporozhie, informaram à agência russa de notícias Sputnik fontes das estruturas de poder da Federação da Rússia.





Anteriormente, foi relatado que um ataque de drones de militantes ucranianos foi interceptado saindo da direção da cidade de Energodar. O aparelho estava se movendo rumo à usina nuclear de Zaporozhie.






– Uma análise do curso do drone mostrou que o drone de ataque estava se movendo para a instalação de armazenamento de combustível nuclear usado no território da usina nuclear de Zaporozhie – disse o interlocutor da agência.





Ele observou que os danos aos recipientes de combustível nuclear podem causar uma catástrofe nuclear.




A usina nuclear de Zaporozhie, a maior usina nuclear da Europa, está localizada na margem esquerda do rio Dniepre, perto da cidade de Energodar.A usina nuclear passou a ser controlada pela Rússia em outubro de 2022. A própria cidade e o território adjacente à usina têm sido regularmente bombardeados.




A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), por sua vez, declarou várias vezes a necessidade de criar uma zona de segurança ao redor da instalação.





Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo