Mantega avalia que reunião do CMN poderá baixar TJLP

Arquivado em:
Publicado Terça, 15 de Fevereiro de 2005 às 15:09, por: CdB

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira que existe a possibilidade de que o Conselho Monetário Nacional (CMN) reduza a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) praticada pela instituição em suas linhas de financiamento. A reunião do CMN está programada para março. Na avaliação de Mantega, a trajetória de queda do risco país, com base na solidez dos fundamentos econômicos do Brasil, permitiria vislumbrar a redução da TJLP na próxima reunião do Conselho.

Guido Mantega reafirmou sua posição contrária à vinculação da TJLP à taxa básica de juros Selic, cujas trajetória e dinâmica ele considera diferentes e independentes. Para demonstrar isso, o presidente do BNDES lembrou que nos últimos meses a taxa Selic subiu, enquanto a TJLP se manteve no mesmo patamar.

- A Selic tem que correr atrás de alterações no comportamento da inflação, então ela é de curto prazo. A TJLP tem que olhar para o longo prazo, inclusive para saber a inflação do longo prazo, porque o empresário que está tomando o empréstimo não está fazendo um investimento de 2 meses, mas que demora 1,5 ano a 2 anos para amadurecer - explicou.

Para ele, o objetivo da TJLP:

- É auxiliar a queda da Selic no futuro porque a taxa estimula investimentos.

Isso significa:

- Aumentar a oferta de produtos que é uma das armas para combater a inflação. Se você subir a TJLP, (ela) deixa de ser atraente, não vale a pena fazer empreendimento e a oferta mais adiante diminui.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo