Mais de 200 mil imigrantes ingressaram na UE pelo Mediterrâneo, diz ONU

Arquivado em:
Publicado Terça, 31 de Maio de 2016 às 08:34, por: CdB

Dos 204 mil que chegaram à UE este ano, três quartos, especialmente sírios e afegãos, alcançaram a Grécia antes do fim de março

Por Redação, com Sputnik Brasil - de Genebra:

Aproximadamente 204 mil imigrantes ingressaram na União Europeia (UE) pelo Mediterrâneo em 2016. Mais de 2,5 mil morreram durante a travessia, sendo 880 delas na semana passada, segundo informou nesta terça-feira a ONU.

O porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), William Splinder, disse durante entrevista em Genebra, que este ano é particularmente mortal. "Perderam-se 2.510 vidas” durante os cinco primeiros meses do ano, contra 1.855 no mesmo período do ano passado.

imigrantes-3.jpg
Aproximadamente 204 mil imigrantes ingressaram na União Europeia (UE) pelo Mediterrâneo em 2016

No total, 880 pessoas morreram na semana passada, no naufrágio de várias embarcações que tentavam chegar à Itália, informou o Acnur.

Dos 204 mil que chegaram à UE este ano, três quartos, especialmente sírios e afegãos, alcançaram a Grécia antes do fim de março. Desde então, os desembarques na Grécia diminuíram após entrada em vigora de um acordo entre Bruxelas e Ancara para estancar o fluxo migratório.

Quanto à Itália, 46.714 imigrantes ingressaram no país desde janeiro, mais ou menos o mesmo número que em 2015, segundo o Acnur. A grande maioria dos imigrantes a desembarcar na Itália vêm da África Subsaariana. A rota entre o Norte da África e a Itália é consideravelmente mais perigosa. Este ano já morreram 2.119 dos migrantes que tentavam fazer aquela viagem, informou Agência Brasil.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo