Madrid: Guia de como se locomover na capital espanhola

Arquivado em:
Publicado Quarta, 20 de Março de 2024 às 12:49, por: Paulo Roberto

Madrid é uma cidade com inúmeras atrações e atrai milhares de turistas todos os anos. Em meio a tantas opções, como se locomover entre tantos pontos a visitar pode ser um desafio. Pensando nisso, segue aí um guia de como utilizar as opções de transporte na capital espanhola.

madri.jpg
Imagem meramente ilustrativa

Como chegar em Madrid


Saindo do Brasil, há opções de voos com as seguintes companhias aéreas: Latam, Iberia e Air Europa. Além das capitais do sudeste, há também a opção de voos Salvador Madrid sem escalas, algo interessante para quem vai sair do Nordeste. O Aeroporto Internacional Adolfo Suárez Madrid-Barajas, também conhecido como Aeroporto Barajas, está localizado a cerca de 13 km do centro da cidade e tem fácil acesso. Para chegar até o local da sua hospedagem, poderá pegar ônibus, metrô, trem, táxi ou uber. A escolha dependerá da distância, valor e quantidade de malas que você estará levando.

Opções para se locomover em Madrid


O transporte público em Madrid é conhecido como um dos melhores da Europa. O metrô é um dos mais utilizados. Considere se hospedar próximo de uma estação de metrô, isso facilitará muito o seu deslocamento.  Atualmente existem 13 linhas de metrô subterrâneo além de 3 linhas de metrô de superfície. O valor do passe varia conforme as zonas da cidade, sendo que a maioria dos pontos turísticos se concentram na zona A. Para usar o metrô, você terá que adquirir a tarjeta multi, que é um cartão pré-pago e recarregável. O usuário poderá adicionar valores de viagens avulsos, um combo de 10 viagens ou passes turísticos, que permitem o uso ilimitado do transporte segundo a quantidade de dias contratados (opções entre 1 a 7 dias de uso). Esse cartão pode ser comprado nas máquinas automáticas localizadas nas estações ou nos guichês de atendimento pessoal. Dica importante: o horário de funcionamento do metrô é entre 6h e 1h30. Fora desse horário, você poderá usar ônibus, táxi, uber ou até um transfer privado.

O ônibus é também uma boa opção para conhecer a cidade. As estações são modernas e bem sinalizadas. O sistema é integrado ao metrô e, a depender do passe comprado na tarjeta, você poderá fazer baldeação entre ambos. Caso precise, o bilhete simples pode ser pago de forma unitária dentro do próprio ônibus.

 Táxi e uber funcionam bem em Madrid e não costumam ser caros, visto que as atrações turísticas estão bem concentradas no centro da cidade. Para corridas mais longas, também poderá ser uma boa opção considerando o conforto e o nível de cansaço.

Conhecendo os arredores e cidades vizinhas


Aluguel de carro acaba sendo dispensável na cidade, visto que tem tantas opções eficientes de transporte. Porém, caso esteja pensando em esticar a viagem para cidades vizinhas como Toledo e Ávila, poderá fazer o aluguel pela internet ou em lojas físicas. Quanto à documentação, não se preocupe. A Espanha aceita a CNH brasileira para dirigir nos primeiros 180 dias, então não será necessário emitir a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Outra opção para visitar as cidades vizinhas é o trem: um transporte comum e muito utilizado pelos espanhóis para ir de uma cidade a outra. A Renfe, empresa que administra os trens da Espanha, vende os bilhetes de forma online no seu site, em aplicativos, sites de empresas especializadas ou presencial nas estações. Há opções diárias para diversas cidades saindo de Madrid. As suas principais estações são: Atocha e Chamartin. As passagens variam conforme o trajeto, tipo de trem e classe que irá viajar. A Espanha conta com trens muito rápidos, também conhecidos como trem-bala, e trens mais lentos. Além de uma opção eficiente e econômica, ir de trem poderá te proporcionar uma viagem à parte, vendo as lindas paisagens durante o trajeto. E caso queira, poderá também transformar o percurso em uma experiência: o que acharia de viajar em um vagão de primeira classe de um trem-bala? Comprando com antecedência e pelo site, você poderá encontrar bons preços e poder ter essa experiência ao visitar cidades lindas aos arredores de Madrid, como a famosa Segóvia.

Agora que você já sabe como andar em Madrid, só falta comprar a passagem e embarcar para conhecer essa cidade vibrante e única. O que acha de começar a pesquisar e visitar a capital espanhola em sua próxima viagem?

Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo