Lula destaca alternância de poder garantida por 'Constituição democrática'

Arquivado em:
Publicado Quarta, 23 de Maio de 2007 às 19:03, por: CdB

Ao participar da cerimônia de abertura de exposição As Constituição Brasileiras, que inaugura as comemorações dos 200 anos de independência da Justiça brasileira em relação a Portugal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o documento constitucional de um país reflete "de maneira emblemática" a visão do povo em um determinado período histórico.

No caso do Brasil, afirmou, os sete textos foram marcados por períodos de autoritarismo, centralização e censura, intercalados com os de democracia, descentralização e liberdade, "como vivemos hoje, sob a égide da Constituição de 1988".

Lula acrescentou que o Brasil construiu uma "Constituição democrática", que permite a alternância de poder.

- Se a democracia permitiu, garantido na Constituição, que um metalúrgico chegasse à Presidência da República do Brasil; se a Constituição da Bolívia permitiu que um índio chegasse à presidência da Bolívia, significa que eu posso dizer para vocês: não tem nada melhor no mundo do que a democracia exercida em sua plenitude -, disse.

A exposição mostrará os sete textos brasileiros e estará instalada, simultaneamente, nas sedes dos três Poderes da República. Organizada pela Fundação Armando Álvares Penteado, traz ainda, segundo informou a Secretaria de Comunicação Social, obras de arte, roupas, fotografias, músicas e histórias de personagens, para contextualizar as épocas referenciadas nos textos.

Com entrada gratuita, a exposição ficará em Brasília até o dia 23 de agosto e depois seguirá para outras regiões. No Supremo Tribunal Federal estão as Cartas de 1824 e 1891; no Palácio do Planalto, as de 1934, 1937 e 1967; e no Salão Negro do Congresso Nacional, as de 1946 e 1988.
 

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo