Londres quer separar Olimpíada das eleições

Arquivado em:
Publicado Quinta, 29 de Abril de 2010 às 07:40, por: CdB

Os preparativos para a Olimpíada de 2012 em Londres não estão sendo afetados pela acirrada campanha eleitoral britânica, e os organizadores estão confiantes em manter boas relações com qualquer dos partidos que vença o pleito do dia 6.

– Os Jogos Olímpicos não caíram na boca de um único político durante esta campanha – disse o chefe do comitê organizador do evento, Sebastian Coe, a um pequeno grupo de repórteres.

– Não houve um futebol político – completou.

A Olimpíada foi destinada a Londres durante o governo do Partido Trabalhista, no poder desde 1997, mas as pesquisas apontam liderança da oposição conservadora, o que abre a perspectiva de uma mudança de comando no país a pouco mais de dois anos do evento.

Coe disse, no entanto, que os preparativos continuam normalmente, já que não há um só dia a perder.

– Não há certeza do resultado, mas continuaremos cumprindo (os deveres) sem pausa, com qualquer cenário político – disse Coe após apresentar um relatório atualizado das atividades ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

Ex-campeão olímpico, ex-deputado conservador, Coe disse que a Olimpíada conseguiu ficar a salvo da política graças ao trabalho dos organizadores em obterem um apoio pluripartidário.

Em outros países e em outras edições dos Jogos, sempre foi comum que os organizadores tivessem de lidar com mudanças políticas durante os sete anos de preparativos. Coe disse que nem a mudança no Ministério Olímpico afetará Londres-2012.

– São decisões políticas, mas o nosso foco é cumprir as tarefas e deixar que todos os partidos políticos saibam qual é o progresso – disse ele, lembrando que o vencedor da eleição terá de enfrentar "a mais sombria perspectiva de corte de gastos públicos em uma geração."

– Não pode haver tempo a perder (com o novo governo). Não adaptamos nem preparamos nada sob medida. Eles (partidos) estão todos focados na necessidade de um prazo fixo – disse.

Coe acrescentou que "muito em breve" a organização vai concluir seu plano para as instalações olímpicas, com a realocação da ginástica rítmica e do badminton.

Ele revelou ainda que o mascote dos Jogos será apresentado bem antes de 27 de julho, quando faltarão exatamente dois anos para a abertura do evento, e quando os ingressos começarão a ser vendidos.

O COI já teve uma ideia sobre o bem guardado segredo na quinta-feira, mas Coe não quis revelar qualquer detalhe -- exceto dizer que o mascote tem "uma narrativa por trás de si" e já começou a ser produzido. Coe contou também que os membros do COI gostaram do que viram.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo