Lavrov: envio de caças à Ucrânia será considerado ameaça ‘nuclear’

Arquivado em:
Publicado Quinta, 13 de Julho de 2023 às 11:03, por: CdB

O calendário de entrega dos aviões de fabricação norte-americana e a quantidade exata de caças que serão enviados ainda não foram anunciados.


Por Redação, com CartaCapital - de  Moscou


Os caças F-16 enviados à Ucrânia serão considerados pela Rússia como uma ameaça “nuclear” por sua capacidade de transportar armas atômicas, afirmou o chefe da diplomacia de Moscou, Sergey Lavrov, em uma entrevista publicada nesta quinta-feira.




russia-1.jpg
Chefe da diplomacia de Moscou, Sergey Lavrov

– Nós vamos considerar o fato de as Forças Armadas da Ucrânia terem tais sistemas como uma ameaça do Ocidente no âmbito nuclear – declarou Lavrov em uma entrevista ao jornal online Lenta.ru, que foi citada pelo ministério russo das Relações Exteriores.


– A Rússia não pode ignorar a capacidade destas aeronaves de transportar armas nucleares – destacou o chefe da diplomacia russa, antes de informar que Moscou advertiu Estados Unidos, Reino Unido e França.


– Estados Unidos e seus satélites da Otan criam riscos de um confronto armado direto com a Rússia e isto pode ter consequências catastróficas – afirmou o ministro.


O governo dos Estados Unidos rejeitou durante muito tempo o pedido da Ucrânia para o envio de caças F-16 para evitar uma escalada do conflito, mas em maio cedeu às insistências de Kiev.


Entrega dos aviões


O calendário de entrega dos aviões de fabricação norte-americana e a quantidade exata de caças que serão enviados ainda não foram anunciados.


A Ucrânia anunciou na terça-feira a criação de uma “coalizão” de 11 países para treinar seus pilotos nos caças F-16.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo