Jogos de Paris: sede e empresas são investigadas por suspeita de fraude

Arquivado em:
Publicado Quinta, 19 de Outubro de 2023 às 13:36, por: CdB

Uma fonte judicial disse que as operações fazem parte de uma investigação aberta por suspeita de "favoritismo e ocultação" na concessão de vários contratos. "Paris 2024 confirma que o PNF (Parquet National Financier) visitou sua sede na quarta-feira, e obteve todas as informações solicitadas", disseram os organizadores em um comunicado.


Por Redação, com Reuters e ANSA - de Paris/Roma


Os organizadores das Olimpíadas de Paris 2024 disseram nesta quinta-feira que sua sede foi alvo de operação na quarta pela promotoria financeira do país e uma fonte judicial afirmou que a operação, que também visou empresas de gerenciamento de eventos, faz parte de uma investigação em andamento sobre suposto favoritismo.




jogosparis.jpeg
A suspeição é de "favoritismo e ocultação" na concessão contratos

"Paris 2024 confirma que o PNF (Parquet National Financier) visitou sua sede na quarta-feira, e obteve todas as informações solicitadas", disseram os organizadores em um comunicado. "Paris 2024 está cooperando totalmente com a investigação, como sempre fez."


Uma fonte judicial disse que as operações fazem parte de uma investigação aberta por suspeita de "favoritismo e ocultação" na concessão de vários contratos.



Itália desiste de construir pista de bobsled para Jogos de Inverno 2026


O presidente do Comitê Olímpico Italiano (CONI), Giovanni Malagò, anunciou na segunda-feira que os planos para construir uma nova pista de bobsled em Cortina D'Ampezzo para os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 foram cancelados.


Segundo fontes locais, a informação foi confirmada durante uma sessão do Comitê Olímpico Internacional (COI) em Mumbai.


Desta forma, as provas de bobsled, luge e skeleton serão realizadas fora da Itália.


Malagò revelou que um dos principais motivos para a desistência do projeto é o custo, tendo em vista a ausência de empresas na licitação para a reforma da pista Eugenio Monti, que foi usada na competição de 1956 e demolida anos atrás.


Outro problema foi a oposição ao plano por causa do impacto ambiental e econômico. No mês passado, inclusive, centenas de pessoas realizaram uma manifestação em Cortina d'Ampezzo, na Itália, para protestar contra a construção.


– É uma catástrofe, não só para Cortina e a sua imagem, que muito se jogou no bobsled, no luge e no skeleton, mas para a Itália, para o movimento desportivo nacional – afirma Gianfranco Rezzadore, presidente do Cortina Bob Club, associação com 75 anos de história.


Após a decepção, o governador do Vêneto, Luca Zaia, antecipou que solicitará que outras modalidades dos Jogos sejam disputadas na região, o que significará que "alguém fará um sacrifício".


– As Olimpíadas serão realizadas em Cortina e, se o bobsled não estiver mais lá, teremos que pensar em quantas modalidades das Olimpíadas de Inverno de 2026 serão realizadas em Cortina – afirmou.


Milão e Cortina sediarão as Olimpíadas de Inverno de 6 a 22 de fevereiro de 2026, e depois as Paraolimpíadas entre os dias 6 e 15 de março.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo