Joe Biden diz à Mossad que EUA 'não estão perto de retornar ao acordo nuclear'

Arquivado em:
Publicado Segunda, 03 de Maio de 2021 às 11:46, por: CdB

Em reunião na Casa Branca, chefe da Mossad e o presidente norte-americano teriam conversado por uma hora sobre questões relacionadas ao Irã. O encontro também contou com a participação do porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan. 

Por Redação, com Sputnik - de Washington
Em reunião na Casa Branca, chefe da Mossad e o presidente norte-americano teriam conversado por uma hora sobre questões relacionadas ao Irã.
bidenmossad.jpg
Presidente norte-americano, Joe Biden
Na sexta-feira, o presidente norte-americano, Joe Biden, teria encontrado com o chefe da Mossad, Yossi Cohen, em uma reunião que durou cerca de uma hora na Casa Branca, segundo o The Times of Israel. Na reunião, após Cohen dizer que seria um erro Washington voltar ao acordo nuclear sem melhorá-lo, Biden teria respondido que os EUA ainda "têm um longo caminho a percorrer nas negociações com o Irã antes de concordar com o retorno ao cumprimento total do acordo nuclear", relatou um alto funcionário israelense à mídia. O encontro também contou com a participação do porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan. A presença de Biden foi anunciada como se fosse um acaso, sem ser esperada, como se o presidente tivesse "entrado" na reunião de surpresa para expressar condolências pela tragédia em Meron, que vitimou dezenas de pessoas na semana passada em Israel. Porém, nas entrelinhas, o alto funcionário israelense contestou essa versão, dizendo que a reunião entre o diretor da Mossad e Biden não foi um acaso, mas sim um encontro pré-agendado especificamente para discutir o Irã. A reunião teria acontecido de manhã cedo, logo após um telefonema entre Biden e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, durante o qual o presidente norte-americano apresentou condolências pela tragédia, segundo o portal Axios.

Várias questões discutidas

No último dia 27, o embaixador israelense nos EUA, Gilad Erdan, se encontrou com Jake Sullivan e outros dois altos funcionários norte-americanos para uma reunião. Em meio a várias questões discutidas, Israel usou a ocasião para "expressar fortes preocupações" sobre o Irã, disse uma autoridade. Sobre a reunião da última sexta-feira, o Departamento de Estado dos EUA se recusou a comentar ou mesmo confirmar que o encontro havia acontecido, mas disse que o governo Biden está comprometido com a coordenação e transparência com Israel em sua diplomacia nuclear com o Irã, segundo o The Times of Israel.
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo