Interdição de pista na Serra expõe fragilidade da rodovia mais importante do Brasil

Arquivado em:
Publicado Segunda, 22 de Janeiro de 2024 às 12:43, por: CdB

O incidente levou a CCR RioSP a interditar a pista de subida e todo o fluxo de veículos entre o Rio de Janeiro e São Paulo está sendo feito, desde domingo, pela pista de descida.


Por Redação, com Diário do Vale - do Rio de Janeiro


O afundamento do asfalto em um pequeno trecho de drenagem, na altura do KM-228 da pista de subida da Serra da Araras, em Piraí, no domingo, expos a fragilidade e capacidade da mais importante rodovia do país, a Presidente Dutra.




dutra.jpg
Para tentar mitigar o problema, um sistema de siga e pare está em operação

O incidente levou a CCR RioSP a interditar a pista de subida e todo o fluxo de veículos entre o Rio de Janeiro e São Paulo está sendo feito, desde domingo, pela pista de descida. No entanto, um outro problema obrigou a PRF (Polícia Rodoviária Federal), a montar um plano de rotas alternativas para quem precisa ligar a Baixada ao Sul Fluminense: a pista de descida não comporta veículos longos ou muito pesados.


Para tentar mitigar o problema, um sistema de siga e pare está em operação com intervalos de 60 minutos para quem sobe e 60 minutos para quem desce.


Equipes da PRF estiveram no local para controle e retenção do tráfego, e a região está sendo sinalizada. Veículos comerciais a partir de nove eixos e os ‘cegonhas’ não poderão subir a Serra na operação comboio.


Equipes de obra e engenharia da CCR-RioSP, concessionária responsável pela via, foram até o local para avaliar a situação e elaborar um projeto de manutenção. De acordo com a concessionária, foi um problema no sistema de drenagem que causou a depressão na pista.


Nas redes sociais, muitos motoristas criticaram a falta de investimentos ao longo dos anos, já que a Dutra é responsável por transportar mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Outro ponto questionado pelos internautas é sobre o início das obras de construção de uma nova pista. A previsão, segundo reportagem apurada pelo Diário do Vale, é de que as obras sejam concluídas até 2029. O investimento previsto é de R$ 1,2 bilhão e a abertura de 2 mil vagas de empregos. No entanto, até o momento, as obras não foram iniciadas.



Confira abaixo as rotas:


Como rotas alternativas para quem viaja no sentido São Paulo, a PRF sugere que veículos pesados e leves usem a BR-040 até Três Rios, acessem a BR-393 (Km 22 da BR-040) e voltem para a Dutra em Volta Redonda, Rio de Janeiro.


Para veículos leves, a PRF sugere sair da Dutra no acesso a Paracambi (Km 218), seguir pela RJ-127 até Mendes, depois RJ-133 até Piraí e entrar na RJ-145 para voltar à Dutra (Piraí – Km 242); ou seguir pela BR-101 (Rio-Santos) até Angra dos Reis e acessar a RJ-155 para chegar na Dutra (Barra Mansa- Km 278).


Para quem viaja no sentido Rio de Janeiro, as recomendações são que veículos pesados e leves acessem a BR-393 (Km 264 da Dutra), sigam até Três Rios e depois usem a BR-040 para chegar ao Rio de Janeiro.


Somente para veículos leves, a Polícia Rodoviária Federal sugere acessar a RJ-155 (Barra Mansa – saída Km 278 da Dutra) e pegar a BR-101 (Angra dos Reis) para chegar ao Rio; ou sair da Dutra no acesso a Piraí (Km 242), seguir pela RJ-145, RJ-133 e RJ-127, acessando novamente a Dutra em Paracambi.




Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo