Rio de Janeiro, 29 de Setembro de 2024

Inea lança boletim mensal para monitorar segurança hídrica e estiagem

Arquivado em:
Segunda, 23 de Setembro de 2024 às 15:14, por: CdB

A publicação traz um panorama da seca que afeta diversas regiões, classificada como de intensidade fraca a moderada, com potenciais impactos de curto prazo.

Por Redação, com Diário do Rio – de Rio de Janeiro

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou a primeira edição do Boletim Mensal de Segurança Hídrica, um relatório detalhado que monitora as condições de estiagem e o nível dos principais reservatórios do Estado do Rio de Janeiro.

CRISE.jpeg
O boletim acompanha o comportamento dos reservatórios

A publicação traz um panorama da seca que afeta diversas regiões, classificada como de intensidade fraca a moderada, com potenciais impactos de curto prazo.

Níveis dos reservatórios

O boletim acompanha o comportamento dos reservatórios de Lajes, Funil (parte do sistema hidráulico do Paraíba do Sul) e Juturnaíba, que são essenciais para o abastecimento público. A comparação entre agosto de 2023 e agosto de 2024 mostra pequenas variações nos níveis:

Lajes: de 91,67% para 88,88%

Funil: de 67,93% para 70,75%

Juturnaíba: de 86,87% para 86,36%

Apesar das variações, todos os reservatórios permanecem dentro da normalidade.

Impacto nos municípios

O boletim também identifica os municípios mais afetados pela estiagem, incluindo Angra dos Reis, Guapimirim, Teresópolis, Niterói, Rio de Janeiro (Paquetá), Macaé e São Gonçalo, além de áreas de Rio das Ostras e São João da Barra. Esses locais estão sentindo os efeitos da seca, que pode comprometer o abastecimento.

Importância do boletim

Para o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, o boletim é uma ferramenta essencial para a gestão dos recursos hídricos no estado. “O boletim nos dá uma visão clara e atualizada sobre o comportamento dos nossos reservatórios e nos permite planejar as ações necessárias para garantir o abastecimento de água de forma equilibrada e eficiente”, afirmou Rossi.

O diretor de segurança hídrica e qualidade ambiental, Cauê Bielschowsky, também destacou a relevância do monitoramento contínuo. “Acompanhando de perto os níveis dos reservatórios e o impacto da estiagem nos municípios, conseguimos trabalhar com mais precisão para assegurar o abastecimento hídrico e propor medidas que beneficiem as áreas mais afetadas”, explicou.

Planejamento preventivo

A divulgação mensal do boletim permitirá que o governo do Estado acompanhe de maneira eficaz a evolução das condições hídricas, facilitando a tomada de decisões preventivas com foco na preservação dos recursos e no atendimento à população.

Abastecimento de água

Na manhã desta segunda-feira, a Águas do Rio informou que o abastecimento de água está suspenso em partes do Centro e da Zona Norte do Rio, em virtude de um reparo realizado em uma rede de distribuição de água de grande porte, na Rua Félix Ferreira, em Higienópolis. Equipes da concessionária atuam para restabelecer o fornecimento nas regiões afetadas.

Segundo informações, as áreas impactadas incluem Abolição, Bonsucesso, Brás de Pina, Centro (partes), Complexo da Maré (partes), Del Castilho, Encantado, Higienópolis, Inhaúma, Jacarezinho, Olaria, Manguinhos (partes), Maria da Graça, Penha, Penha Circular, Piedade, Pilares, Ramos, São Cristóvão e Vista Alegre.

O abastecimento precisou ser interrompido em Bonsucesso, Higienópolis, Olaria, Parque União e Ramos, na última sexta-feira, para viabilizar uma intervenção na rede da Rua Barros Barreto, em Bonsucesso. O serviço foi concluído no início da manhã de sábado. No entanto, durante a retomada do fornecimento, uma nova ocorrência foi detectada, desta vez em uma rede de grande porte na Rua Félix Ferreira.

A concessionária orienta os seus clientes a reservarem a água de cisternas e caixas d’água para atividades prioritárias, adiando tarefas que demandem alto consumo até a regularização do fornecimento, que ocorrerá, de forma gradativa, em 72 horas, após a conclusão do reparo.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo